Sakasamba: sinônimo de alegria e samba no pé

27/02/2015 (9:37)

Ainda com nome 100%Sacanagí, Grupo Sakasamba foi criado em 2008 (Divulgação)

Será possível uma sala de aula ser um palco? Na história do grupo Sakasamba foi assim que tudo começou. Criado em 2008, o grupo, que se apresenta com frequência na cidade, leva muita alegria e pagode por onde passa.

Na época de sua criação, todos os integrantes da banda eram estudantes da escola Engenheiro Queiroz Junior e já eram amigos. Então, a paixão pela música falou mais alto e os garotos decidiram montar um grupo de pagode.

Luiz Gustavo Tibães, 23 anos, vocalista e instrumentista do Sakasamba, conta um pouco sobre o inusitado surgimento do grupo. “Dos 5 integrantes, 4 eram da mesma sala. Num certo dia, o Guilherme e o ‘Wilsinho’ chegaram na aula com a ideia de montar uma banda. Como eu e o ‘Maral’(Vinícius) já tocávamos violão, aceitamos o convite e assim surgiu nossa primeira formação com o nome de 100% Sacanagi.” Nesse momento, Geovani Souza, mais conhecido como Kulá, também foi integrado e assim fechou a composição do grupo.

As primeiras apresentações aconteceram por diversão nas festas e churrascos de amigos e parentes. Assim a afinidade com a música cresceu e o 100% Sacanagí começou a ganhar proporção na cidade e na região. O grupo passou a se apresentar em bares e casas de festas de Itabirito.  “Com o passar do tempo, todos nós evoluímos nos instrumentos. A qualidade dos nossos shows aumentou muito se comparado ao começo” avalia o vocalista.

Além da habilidade dos integrantes, o repertório também evoluiu. Normalmente se apresentando para um público diversificado, o grupo acrescentou hits de outros gêneros musicais em seus shows. Mas é claro, nunca deixando o samba e o pagode de lado. “A gente procura agradar o maior número de pessoas nas apresentações. Começamos a tocar alguns hits do sertanejo e no estilo do “arrocha” em ritmo de samba”, explica Kulá, vocalista e percussionista do grupo.

Mudança de nome

sakasambaa

Sakasamba realizando mais um show em Itabirito (Divulgação)

Com o trabalho reconhecido na cidade, o grupo almejava saltos ainda maiores na vida artística. Mas um problema incomodava os garotos: a dificuldade que o antigo nome trazia para agendar shows fora de Itabirito. “Quem não conhecia o nosso trabalho, associava o nome da banda com algo abusivo. Como o nosso objetivo é fazer sucesso em toda região, decidimos alterar o nome. Então, surgiu a ideia de virar o Sakasamba” conta o percussionista.

O primeiro show da banda com o lançamento do novo nome aconteceu no dia 19 de dezembro de 2014, na Confraria Pub, espaço que, inclusive, o grupo se apresenta com bastante frequência em Itabirito.

O que a mudança de nome não alterou foi a animação da banda! Atualmente, com a alta na demanda de shows, o Sakasamba conta com uma equipe que cuida da agenda e das redes sociais do grupo. Para 2015, as expectativas são as melhores possíveis. O grupo almeja a gravação do primeiro CD e, além disso, promete continuar garantindo muito samba pé e inovação em seus shows.

Agenda

Nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, os itabiritenses terão a oportunidade de curtir mais um grande show do Sakasamba. O grupo se apresenta na Confraria PUB, a partir das 23h.

PINGUE-PONGUE COM KULÁ:

Família: Minha vida

Deus: Base de tudo

Música: O tempo todo

Samba: Obra de arte

Itabirito: Cidade maravilhosa

Amigos: Segunda família

100% Sacanagí: Grande aprendizado

Sakasamba: Dedicação e alegria

https://www.facebook.com/sounoticia