Projeto estimula a criação de hortas nas escolas de Ouro Preto

04/04/2017 (16:59)

Alunos da Escola Mun. Juventina Drummond cuidam da horta na escola. Marcelo Tholedo_Divulgação ASCOM/PMOP

Preocupados em estimular os estudantes ouro-pretanos a desenvolverem hábitos sustentáveis, a Secretaria de Educação cria o projeto horta nas escolas. O objetivo é incentivar as unidades educacionais a criarem espaços onde os alunos e equipe pedagógica possam trabalhar valores como a preservação ambiental e a valorização do patrimônio escolar, além de fortalecer o aprendizado interdisciplinar.

O projeto começou em fevereiro deste ano e conta, até o momento, com três escolas: Monsenhor João Castilho Barbosa, São Sebastião e Juventina Drummond. Essas instituições já vinham desenvolvendo atividades semelhantes e o programa veio para unificar e estimular as atividades de hortaliças.

A proposta está organizada da seguinte maneira: as escolas concedem os espaços, as sementes são doadas pela comunidade e os estudantes do ensino fundamental, orientados pelos professores, ficam responsáveis por cultivar e dar manutenção, diariamente, às plantas. Todo o alimento colhido é revertido para a merenda escolar.

O projeto encontra-se em fase inicial, de diagnóstico, na qual estão sendo levantados dados para apurar as condições das escolas do Município. Este procedimento permitirá criar estratégias que visam implantar espaços para os estudantes cultivarem as hortaliças em mais locais. Após concluir a análise, o programa será ampliado para novas unidades de educação, oferecendo oportunidades aos alunos de vivenciarem a experiência.