Fieis se preparam para a Páscoa em Itabirito

10/04/2017 (14:43)

Cerimônia da Paixão de Cristo em Itabirito (Rosi Silveira)

A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã, que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa. Mas, você sabe o que significa dos dias sagrados da semana santa e a páscoa?

Páscoa

A Páscoa é considerada o dia mais importante para os cristãos de todo o mundo. A data celebra a ressurreição de Jesus, três dias após sua crucificação, conforme os relatos encontrados no livro do Novo Testamento da Bíblia.

A Páscoa já era comemorada antes do surgimento do cristianismo. Tratava-se da comemoração do povo judeu, por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou aproximadamente 400 anos. Essa libertação ocorreu no mês hebraico (nissan), que corresponde aos últimos dias de março e meados de abril. A Páscoa, então, foi ampliada e recebeu novo significado pelo cristianismo.

A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã, que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo (Divulgação)

Para Edna Martins, pastora evangélica da Comunidade batista Shalom Internacional Itabirito, a páscoa é uma data oportuna para a evangelização além de proporcionar aproximação familiar. “A páscoa é uma data comemorada em todo mundo. Para nós, evangélicos, é um marco no cristianismo, onde comemoramos a ressurreição de Jesus Cristo. Essa data serve para nos aproximar de Deus, para aproximar familiares e, principalmente, atrair pessoas para a fé”.

O padre Miguel Ângelo Fiorillo, responsável pela Paróquia da Boa Viagem, complementa afirmando que para os católicos a páscoa é também uma passagem para um novo modo de viver. “A páscoa é a passagem do pecado para a vida de Deus. Nós, católicos, nos preparamos para a páscoa através da quaresma (quarenta dias que precedem a Semana Santa e a páscoa), onde convidamos os católicos para a reflexão através da palavra sobre penitência, oração e jejum”.

Significado das datas

Cristãos esperam a páscoa em uma semana cheia de celebrações. Entenda o significado de cada dia da Semana Santa:

Domingo de Ramos

É o dia que Inicia a Semana Santa, quando se comemora a entrada de Jesus em Jerusalém. Nessa data, fiéis levam para a igreja ramos, a fim de que sejam abençoados, como símbolo de sua fé.

Segunda-feira santa

A data, de acordo com a bíblia, significa o momento de descanso de Jesus, na casa de uma família que lhe era muito estimada, a casa de seu amigo Lázaro, de Marta e Maria.

Terça-feira santa

Para os cristãos é o dia em que Jesus anuncia a sua futura morte para os apóstolos. Nesta data, Jesus também anuncia que seria traído por Judas.

Quarta-feira santa

Neste dia Judas trai a Jesus para aos chefes dos sacerdotes. De acordo com as leituras bíblicas, ele teria recebido trinta moedas de prata como recompensa de sua traição.

Quinta- feira santa

É o dia da última ceia de Jesus Cristo, quando ele lavou os pés de seus discípulos. Após a cerimônia, Cristo dirigiu-se ao monte de Getsêmani, onde foi preso pelos judeus.

Sexta- feira da paixão

Relembra o dia em Jesus é crucificado. Seu corpo foi retirado da cruz e colocado em um sepulcro cavado na rocha. Este dia é considerado feriado nacional, onde fiéis praticam o jejum e a abstinência da carne, em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus Cristo.

Sábado de aleluia

O ápice da semana religiosa é o domingo, porém, fiéis católicos aproveitam este dia para a preparação para o domingo da ressurreição, onde se reúnem à partir das 0h para a missa de vigília.

Domingo de Páscoa

O dia em que Jesus volta à vida através da sua ressurreição de entre os mortos. É nesta data que os cristãos celebram a vida, o amor e renascimento.