Vai curtir o feriado por aqui? Então confira as nossas dicas

12/04/2017 (9:07)

No próximo dia 21, sexta-feira, os brasileiros vão curtir o segundo feriadão do ano. Viajar com a família e amigos é o que queremos nesses momentos, afinal, são três dias para descansar e relaxar. Contudo, nem todos teremos a oportunidade de viajar. Para aqueles que pretendem ficar em Itabirito e região e acreditam que por aqui não há muitas opções de lazer, o Sou Notícia preparou algumas dicas de como se divertir durante esses dias.

A Cachoeira da Carranca é um excelente atrativo em Itabirito (Divulgação)

Cachoeiras                                                                       

A cachoeira da Chica Dona, localizada na Cordilheira do Espinhaço, na divisa dos municípios de Rio Acima e Itabirito, é um dos destinos naturais mais visitados e comentados da região. Com grandes quedas d’água e poços de águas cristalinas, a cachoeira encanta os visitantes.

Na Serra do Catana, região próxima ao distrito de Acuruí, encontramos a cachoeira do Cruzado ou Abacaxi. A queda d’água de mais 30m forma um lago de águas transparentes.

Em Acuruí, a cachoeira da Carranca, com queda de 15m e um poço de águas calmas, é um lugar seguro para as crianças se banharem. No local, as águas e o tempo esculpiram na pedra a imagem de uma carranca – objeto muito utilizado nas embarcações que navegavam pelo Rio São Francisco.

Na Região de São Gonçalo do Bação, várias quedas d’águas compõem os atrativos naturais do distrito. Entre as mais famosas estão a cachoeira da Bem-Vinda, Três Quedas, Cocho de Pedras e Rasgão.

Apesar de velho conhecido, a vista do Alto do Cristo sempre compensa o passeio (Mariano Batista)

Alto do Cristo

Apesar de ser um local de amplo conhecimento dos itabiritenses, não é difícil achar um conterrâneo que nunca foi até o cristo. A uma altitude de 1.179m, o Alto do Cristo possui uma vista panorâmica e encantadora. Do local observa-se a Serra da Piedade, o Pico do Itacolomi, as Serra do Caraça, além de grande parte de Itabirito. É uma excelente pedida para fazer uma caminhada, piquenique com a família ou apenas admirar a vista.

A Cacheira das Andorinhas (foto) é apenas um dos atrativos do parque (Divulgação)

Ouro Preto

O Parque das Andorinhas é uma excelente pedida para aqueles que gostam de uma trilha e de um paraíso natural. Lá o turista pode curtir trilhas, piscinas naturais, cachoeiras e área de camping em meio aos vários hectares de mata do parque. Você encontra mais informações aqui.

Em dias com clima agradável, a subida para o Pico do Itacolomi é acessível mesmo para os menos habituados às trilhas (Divulgação)

O Pico do Itacolomi já é uma excelente opção para os mais aventureiros. Uma trilha de pouco menos de 6 km (apenas o percurso de ida) leva a uma linda vista para as cidades de Ouro Preto e Mariana. Em dias ensolarados, é um trilha fácil de percorrer, mas se ainda falta aquela confiança para fazê-la por conta própria, também há visitas guiadas. Basta ir ao Centro de Visitantes do Parque Estadual do Itacolomi ou clicar aqui para mais informações ou para agendar.

Após os passeios naturais em Ouro Preto, o turista ainda pode desfrutar de excelentes restaurantes que a cidade dispõe. O blog especializado Gastrô não mia se dedica a avaliar os estabelecimentos de Ouro Preto e Mariana. Confira as dicas do blog e aproveite o passeio.

Agora não tem mais desculpa. É só colocar uma roupa confortável e aproveitar as maravilhas que essa região nos oferece.