Motocross volta a Itabirito com força total

19/04/2017 (9:53)

Dudu Lima venceu a competição e se consagrou como campeão da etapa pela MX1 (Thiago Lopes)

No último fim de semana, nos dias 15 e 16, foram realizadas competições de motocross em Itabirito. O evento configurou a segunda etapa do Campeonato Mineiro de Motocross. A competição que aconteceu no córrego do Bação, contou com uma programação composta por 14 corridas profissionais e amadoras, além de apresentações freestyle, wheeling, esporte que consiste em realizar manobras radicais, e uma prova de mountain bike.

Segundo a organização, o campeonato reuniu cerca de 10 mil pessoas. O evento teve entrada franca e classificação livre.

Foi estreada nova estrutura de pista para receber os pilotos (Thiago Lopes)

Competições

As principais corridas da competição aconteceram no segundo dia do campeonato, entre as categorias disputadas, as profissionais animaram o público. Nomes consagrados como o paranaense Jean Ramos da Yamaha e o paulista Hector Assunção da Honda participaram das provas.

Na categoria profissional MX1 foi o paulista Dudu Lima que conquistou novamente o primeiro lugar. A briga pelo restante do pódio ficou entre Jean Ramos e o paulista Fábio Santos, conhecido como Moranguinho. Eles alternaram de posição, porém o piloto Jean Ramos acabou em segundo lugar. O terceiro lugar ficou com Marcello Lima, o quarto foi Fábio Santos e Hector Assunção acabou em quinto.

Na outra categoria profissional do campeonato, MX2, Jean Ramos largou bem, mas por um erro de poucos segundos foi ultrapassado por Fábio Santos, que disparou na frente e ganhou a competição. Jean Ramos ficou novamente com o segundo lugar e o paranaense Pepê Bueno ficou na terceira posição, seguido dos paulistas Gustavo Pessoa e Dudu Lima.

O piloto Fábio Santos, campeão da categoria MX2, acredita que sua largada fez toda a diferença na competição. “Um fator que contribuiu para minha vitória foi minha boa largada, o que me proporcionou um bom ritmo, criando, desde o início da competição, uma liderança que consegui manter em quase toda a prova”.

O organizador do evento, Cássio Marques, afirmou que a pista de Itabirito é uma das melhores do país (Thiago Lopes)

Novidades

Itabirito ficou um ano sem sediar competições de motocross e, neste ano, estreou nova estrutura para receber o Campeonato Mineiro. O presidente do Moto Clube Cassios Racing e diretor de motocross da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais, Cássio Marques, alega que escolheu Itabirito como sede do campeonato por diversos motivos. “Três motivos me levaram a escolher itabirito para o campeonato, sou nascido aqui, a pista, é uma das melhores do Brasil e o público de cidade é muito presente”.

Algumas das novidades foram as duas apresentações de freestyle, feitas pelos pilotos Rodrigão e Ciro Oliveira e um show de wheeling com a equipe Alto Giro Pro Tork.

Dentro da área usada para as competições de motocross foi construído um circuito e uma rampa de freestyle, para competições de mountain bike, realizada nos intervalo dos treinos e provas de motocross.

Outra mudança foi quanto ao circuito que já contava com 1.450 metros de extensão e, ganhou mais 450 metros de área construída. Além de obstáculos tradicionais, foram acrescentados mais uma seção de costelas, uma grande reta de velocidade em descida e várias curvas com areia adicionada.

As mudanças na pista deram maior velocidade e pontos de ultrapassagem (Thiago Lopes)

“As mudanças na pista deram maior velocidade, mais pontos de ultrapassagem e um espetáculo maior ao público. As marcas de tempo realizada pelos pilotos comprovaram a eficiência da pista”, pontua Cássio Marques.

O piloto Fábio Santos complementa. “Já é a terceira vez que participo de um campeonato aqui em Itabirito, e as mudanças na pista deixaram a corrida um pouco mais fácil, no sentido de que igualou o nível dos pilotos, ou seja, todos os pilotos conseguem andar na pista em tempo quase igual”.

A terceira etapa do Campeonato Mineiro de Motocross está marcada para acontecer nos dias 10 e 11 de junho. A cidade que sediará o evento ainda não foi divulgada pelo Moto Clube Cassios Racing, entidade organizadora da competição.