Conhecendo Itabirito: novos olhares e conhecimento sobre a cidade

04/05/2017 (9:21)

Capela Nossa Senhora do Rosário e os Conjuntos Paisagísticos das ruas do Rosário (Divulgação/ PMI)

Redescobrir Itabirito a partir de uma nova perspectiva, sob novos olhares, cores e formas, é uma das premissas do Projeto Conhecendo Itabirito, realizado pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo.

No Parque Ecológico, as crianças tiveram, ainda, a oportunidade de aprender sobre a fauna e a flora (Divulgação/ PMI)

Iniciado no começo de abril, a ação contemplou os alunos do 3º ano das escolas da rede municipal: José Ferreira Bastos, Guilherme Hallais França, Manoel Salvador de Oliveira, Natália Donada Melillo, Laura Queiroz. Escolas Municipais Rurais: Professora Olímpia Mourão Malheiros, Padre Antônio Cândido, Ribeirão do Eixo, Antônio Toledo Sobrinho e Acuruí, além da APAE. Houve também um atendimento do projeto solicitado pela Escola Professor Jayme de Souza Martins.

O projeto acontece em formato de visitas guiadas contando a historia da nossa cidade, sendo a Itabirito de ontem, com seu centro histórico, igrejas, casarios e ruas e a Itabirito de hoje, com suas praças, parques e arquitetura, monumentos e enfim, o espaço da cidade onde vivemos e como ele se transformou ao longo do tempo

O roteiro

Ao todo, cerca de 700 alunos participaram da edição 2017 (Divulgação/PMI)

Realizado de terça a quinta-feira ao longo de todo o mês de abril, o projeto percorreu um trajeto que incluiu a Capela Nossa Senhora do Rosário, os Conjuntos Paisagísticos das ruas do Rosário e Sete de Setembro, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, o Antigo Quartel da Polícia Militar, a Fábrica Velha, a Casa de Cultura, o Complexo Turístico da Estação e o Parque Ecológico.  Durante as visitas, os alunos entraram em contato com bens do patrimônio cultural local, aprendendo a observar a cidade e sua arquitetura e, a partir delas, entender a história do município e a importância de se valorizar o passado e aquilo que ainda preservamos dele no presente. No Parque Ecológico, as crianças tiveram, ainda, a oportunidade de aprender sobre a fauna e a flora local com os educadores ambientais. Ao todo, cerca de 700 alunos participaram da edição 2017.

Segundo a Diretora de Turismo, Michilene Rodrigues, “o projeto acontece dentro da metodologia do turismo pedagógico, trabalhando as temáticas de turismo, cultura, história, geografia e meio ambiente de forma lúdica e diferenciada, como um instrumento importante na aprendizagem, proporcionando uma nova visão sobre os conteúdos abordados em sala”.

Redação: Ascom (PMI)