Festa da Goiaba de São Bartolomeu reaviva cultura local

04/05/2017 (12:00)

 

Doceira preparando um tacho de goiabada (Marcelo Tholedo)

Entre os dias 28 de abril até 1º de maio, São Bartolomeu celebrou a tradição de sua cultura por meio da  XXI edição da Festa da Goiaba. Foram cinco dias de comemoração com teatro, dança, música, artes visuais, e boa gastronomia, no evento que tem como foco principal a produção da goiabada, patrimônio imaterial da humanidade.
Na abertura oficial do evento, moradores e visitantes foram agraciados com uma degustação de goiaba quentinha, que tinha acabado de sair do tacho. Ao final da noite, os presentes puderam assistir ao documentário “Festa da Goiaba 2016” e curtir o som da banda Bontempo.

O distrito ficou movimentado nos dias de festa (Marcelo Tholedo)

São Bartolomeu, que é distrito mais antigo de Ouro Preto, recebeuainda a apresentação da agremiação carnavalesca mais antiga do município, Zé Pereira Clube dos Lacaios que celebra este ano seus 150 anos. Com um cortejo animado, a agremiação partiu do adro da Matriz e percorreu as ruas históricas do distrito.

A XXI Festa da Goiaba de São Bartolomeu é uma realização da Associação dos Doceiros a Agricultores Familiares de São Bartolomeu (ADAF), com apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Redação: Comunicação PMOP