Jogos Escolares 2017 agitam a Região dos Inconfidentes

22/05/2017 (15:42)

Ao total, participaram 23 escolas da rede municipal, estadual, federal e particular (Divulgação/PMOP)

Mariana sediou durante os dias 16 a 20 de maio a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2017. Participaram desta etapa os municípios de Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca e Diogo de Vasconcelos. Ao total, foram 23 escolas da rede municipal, estadual, federal e particular, sendo dez de Ouro Preto, que disputaram mais de 70 partidas.

Os estudantes competiram em modalidades coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei) e na modalidade de xadrez. Os jogos foram divididos em masculino e feminino e de acordo com a faixa etária: o Módulo 1 abrangeu meninas e meninos nascidos em 2003, 2004 e 2005; e o Módulo 2, nascidos em 2000, 2001 e 2002.

Bruno Ricardo de Freitas, representante da etapa regional dos jogos, afirma que o JEMG serve, acima de tudo, para a criação de um forte laço entre os municípios participantes. “Através do esporte estimulamos os jovens a buscar caminhos melhores, por isso é tão importante o auxílio do estado e das escolas nessa competição. É necessário que todos trabalhem em conjunto em prol dos alunos”.

Cinco alunos itabiritenses se classificaram para a etapa regional no xadrez (Divulgação/PMOP)

Itabirito se classificou em sete modalidades de esportes coletivos com as escolas: E.E. Prof. Tibúrcio; E.M. Manoel Salvador de Oliveira; Instituto Santo Antônio de Pádua e Intendente Câmara. Além disso, o município teve cinco alunos classificados individualmente no xadrez das escolas Jayme Souza Martins e Manoel Salvador de Oliveira.

Já Ouro Preto conseguiu se classificar em seis modalidades. Pelo Módulo 1 foram: basquete feminino (E. E. Padre Afonso de Lemos), futsal feminino (E. E. Antônio Pereira) e handebol feminino (E. E. José Leandro). Já no Módulo 2, classificaram: basquete masculino, futsal feminino e handebol feminino, todos da E. E. Padre Afonso de Lemos. Além disso, sete alunos da modalidade xadrez também foram classificados. Os vencedores irão diretamente para a fase regional, que acontece em seis municípios do Estado, englobando toda a grande BH. O início está previsto para julho. A cidade sede ainda será definida.

A Secretaria de Esportes e Lazer de Ouro Preto apoia e torce por todas as escolas do município participantes dos JEMG 2017. Os Jogos Escolares de Minas Gerais 2017 são realizados pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG) e Governo do Estado de Minas Gerais.

Com: Ascom PMOP