Saae de Itabirito realiza obra de adutora do Córrego Seco

23/05/2017 (10:05)

A construção tem o objetivo de melhorar o abastecimento no bairro Santa Rita (Divulgação/Saae Itabirito)

A Adutora do Córrego Seco, uma das principais captações de água de Itabirito, ganha uma nova tubulação. A obra na Rua da Carioca, localizada no bairro Santa Rita foi finalizada. A construção proporcionou a abertura de valas, substituindo antigas redes e implantou uma nova tubulação de 300 mm percorrendo um trecho de mais de 2,5 km.

A expectativa é de que não haja mais paralisações no sistema (Divulgação/Saae Itabirito)

‘‘Esse trabalho permitirá uma melhoria no abastecimento de água para a cidade e na quantidade de água que chega para tratamento na ETA – Estação de Tratamento de Água no bairro Santa Rita, que por ser abastecida por uma rede antiga, há indícios de perdas no sistema de abastecimento’’, afirma Wagner Melillo, Diretor presidente do Saae de Itabirito.

De acordo com o responsável pela equipe de água do Saae, Carlos Alberto, a nova adutora partiu da ETA, bairro Santa Rita, percorrendo 320 metros de extensão, chegando na Rua João Faria Gurgel, e de lá seguiu mais 305 metros para a Rua da Carioca e daí foram mais 370 metros, entrando na área verde do Córrego Seco indo de encontro a outra nova tubulação de ferro, até chegar na captação de água do Córrego Seco.

‘‘A expectativa é que esse trabalho torne possível continuar levando água para tratamento na ETA com a garantia de quase 0% de paralisações no sistema, o que hoje ainda acontece devido aos rompimentos e manutenções que vêm sendo constantes, já que a rede existente é da década de 70.

A 2ª etapa da obra de construção da adutora foi a interligação ao novo sistema de automatização da ETA, recentemente implantado.

Redação: Saae Itabirito