Sou Notícia

Uma história de amor que pode ser contada libras

No próximo dia 15 o casal completa um ano de namoro (Arquivo Pessoal)
No próximo dia 15 o casal completa um ano de namoro (Arquivo Pessoal)

Na segunda reportagem sobre o Dia dos Namorados, vamos contar a história de Hannah Senra e João Paulo Barbosa, que pode soar como diferente para muitos, mas que para eles foi mais do que natural. João é surdo e Hannah não tem nenhum tipo de dificuldade de audição, contudo, essa característica dele nunca se mostrou como um empecilho para que eles se relacionassem.

Início do namoro

O casal se conheceu há pouco mais de um ano, no show da dupla Thaeme e Thiago, no Itabirito Rodeio Festival.  Na data, longe do local onde Hannah se encontrava, João sinalizou que gostaria de conversar com ela, mas Hannah não percebeu o interesse dele naquele momento. Junto com a aproximação de João para se apresentar à Hannah veio a surpresa.  Ele contou que era surdo e a reação de Hannah não poderia ser mais natural, já que ela disse a seguinte frase. “Que legal!”.

Após se conhecerem, o casal começou a se falar, diariamente, pelo Facebook. Nas conversas João ensinava a Hannah como se comunicar em libras. Somente um mês e meio depois de terem começado a conversar pela rede social, o casal marcou um passeio e, a partir daí, a relação entre os dois passou de uma simples amizade para o início da paixão. No dia 15 de junho de 2013 eles oficializaram o namoro.

capa-amor-laryssaejoao
O casal nunca enfrentou nenhuma dificuldade com origem na surdez de João (Arquivo Pessoal)

Logo no primeiro encontro do casal, Hannah já foi inserida na comunidade de surdos de Itabirito, já que, neste dia, ela conheceu diversos amigos de João. “Aconteceu tudo muito rápido. Na primeira vez que ficamos eu já tive contato com a comunidade surda. Foi quando os amigos dele foram interagindo comigo. Eles queriam saber quem eu era, o que eu fazia, entre outras coisas. Hoje eu posso dizer que sim, eles fazem parte de minha vida”, contou Hannah.

Hoje o casal conversa com facilidade em libras, mas nem sempre foi assim. No começo Hannah enfrentava dificuldades para conversar com João e, principalmente, com os amigos dele. “Eu usava muito a datilologia. Ou seja, escrever com as mãos em Libras até identificar qual era o sinal. Mas não foi difícil não, pois o João teve toda a paciência de me ensinar cada sinal que eu não conhecia”, destaca.

Relação com a família

De acordo com Hannah, namorar uma pessoa surda nunca foi um obstáculo para a aceitação de sua família. “Todos os meus familiares aceitaram o João muito bem. Não tive problema nenhum. Eles o adoram e a surdez dele não o impede de nada. Sempre que temos oportunidades, nós saímos juntos, conversamos, entre outras coisas que toda família faz”.

Sinceridade é a palavra de ordem

Hannah destacou que em um ano de relacionamento eles nunca enfrentaram nenhum grande desafio ou brigas sérias. Para ela, a sinceridade de um para com o outro é a base do sucesso não só do namoro deles, mas de toda relação. “Sempre tentamos mostrar nossas opiniões sem desrespeitar, sendo sinceros e com respeito um pelo outro”.

Amanhã vamos contar a história de um casal que está prestes a se casar, ou seja, será o último Dia dos Namorados deles como namorados. Não perca!

Leia também: A internet foi o cupido na história de amor de uma itabiritense

banner_facebook_site2

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Artigos relacionados

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com Sou Notícia