Geral

Por que existe o Dia Internacional da Mulher em 8 de março?

Para celebrar a data, entenda o motivo das mulheres serem homenageadas neste dia em todo o mundo.

O momento de homenagens e celebrações pelas mulheres tem uma origem trágica. O movimento pelo Dia Internacional da Mulher surgiu após um incêndio criminoso em uma fábrica de roupas em Nova York, em 25 de março de 1911. Na ocasião, cerca de 130 operárias que lutavam por melhores condições de trabalho morreram carbonizadas, após serem trancadas na fábrica durante uma manifestação.

A partir desse fato histórico, a luta feminina tomou proporções maiores. Mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores à tragédia. Desde o final do século 19, organizações operárias protestavam por melhores condições de trabalho em vários países da Europa e nos Estados Unidos.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. Mas somente em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Em 1977, finalmente, o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas como Dia Internacional das Mulheres.

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram no início do século 20, buscando melhores condições de trabalho e qualidade de vida – também. Atualmente, a data é celebrada como uma forma de homenagear a luta das mulheres por igualdade de direitos e, claro, relembrar toda a luta até aqui.

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *