Geral

Parceria entre Itabirito e Diamantina garante novas cadeiras de rodas aos atendidos pelo CER

Atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Itabirito receberam novas cadeiras de rodas. Muitos ainda ganharam uma cadeira específica para banho.

No início de abril, os 27 atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Itabirito receberam novas cadeiras de rodas. Muitos deles também conseguiram uma cadeira específica para banho. Os equipamentos foram adquiridos por meio da parceria com o CER de Diamantina, que, a cada três meses, traz uma equipe da oficina itinerante à Itabirito para realizar as medições para produção, adaptação e entrega dos equipamentos prontos. Os pacientes beneficiados pela parceria são de Itabirito, Ouro Preto e Mariana.

Além das cadeiras de rodas, são produzidas próteses, órteses, andadores e todos os equipamentos auxiliares de locomoção, que são feitos sob medida para cada usuário. “Eles recebem esses dispositivos gratuitamente pelo SUS, inclusive a manutenção. Os pacientes que utilizam prótese, por exemplo, fazem a troca a cada seis meses”, explica a fisioterapeuta Raphaela Lobo.

Os equipamentos feitos sob medida são extremamente importantes para o desenvolvimento dos atendidos pelo CER, como explica a mãe do pequeno Arthur Silva, de quatro anos, Raquel Teixeira Rosa, da cidade de Mariana. “A outra cadeira era fora da medida para ele. O custo para comprar uma cadeira desta é muito alto. A nova vai facilitar bastante a locomoção e a mobilidade, já que ele depende dela para tudo. O melhor que podia acontecer é ele ganhar a cadeira“, comemora.

CER de Itabirito

O CER de Itabirito é referência no tratamento de pacientes com deficiência física e intelectual, estomizados e autistas de Itabirito, Mariana e Ouro Preto, encaminhados pela atenção primária. Atualmente, mais de 400 pacientes da região de saúde são atendidos no CER.

Fonte: Semco PMI.

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *