Geral

Acuruí recebe igreja restaurada

Reinauguração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição aconteceu no último domingo (08) e reuniu autoridades e comunidade.

A reinauguração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que acaba de ser restaurada, marcou o último domingo (08) no distrito de Acuruí. As obras foram realizadas pelo Instituto Yara Tupynambá, tendo a comunidade local como protagonista, por meio dos alunos do curso de oficial da construção civil. “É muito importante a Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo participar de parcerias efervescentes e que resultam em uma entrega tão significativa como essa, resgatando a memória do distrito de Acuruí, a devoção do povo e, principalmente, revigorando o senso de preservação, que precisa estar presente a cada dia em nossa vida“, destacou Ubiraney Figueiredo, secretário da pasta em Itabirito.

A restauração aconteceu a partir do pedido da comunidade para o Ministério Público (MP), por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) acertado entre o MP e uma empresa da região, que destinou recursos para a restauração. O Conselho Municipal de Patrimônio, mediante recomendação da Promotoria Pública, autorizou a destinação de R$ 250 mil do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural (Fumpac).

O pároco de São Sebastião, Edmar José da Silva, destacou a importância histórica do templo: “Esse patrimônio pertence não somente à Igreja Católica, mas a toda a comunidade local e, quiçá, a toda a humanidade. Creio que não seja possível revisitar a história de Acuruí sem fazer referência a esse templo, lugar do cultivo da espiritualidade, mas também da vida social dessa localidade“.

Igreja é reinaugurada (Foto: PMI).

Também presente na cerimônia de inauguração, a renomada artista plástica, Yara Tupynambá, destacou o simbolismo da obra: “A restauração é mais do que a reconstrução de um objeto arquitetônico-estético. Ela permite à comunidade a ideia de pertencimento, a preservação da memória. Observando o passado, nos conhecemos no presente e construímos algo para o futuro“.

Estou impressionado, fico emocionado. Vi fotos da iluminação à noite, a restauração ficou fantástica“, afirmou o prefeito Alex Salvador, ressaltando a participação da moradora Sirlei Pena no processo de restauração do templo. “Essa batalha foi nossa e a gente viu que, se não caminhar junto, não vamos a lugar nenhum. Quando a gente começou, tinha cinco pessoas com mais de 80 anos na comunidade. Três, infelizmente, já não estão aqui“, lembrou Sirlei, representante do Conselho Paroquial de Acuruí. “Meu pai, José Pena, hoje tem 90, é o mais velho da comunidade. Vocês não sabem a alegria dele“, acrescentou.

Qualificação de profissionais

A cerimônia ainda marcou a entrega do certificado de conclusão do Curso de Oficial da Construção Civil depois de terem participado da restauração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. “Gostaria de agradecer a Deus, que nos possibilitou conseguir essa restauração tão maravilhosa como ficou“, ressaltou a aluna Arlete Evangelista.

 

 

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *