Itabirito

Inscrições abertas para o Encceja

Jovens e adultos que não concluíram os estudos podem conseguir certificado com o exame.

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. Os interessados têm até o 27 de abril para se inscrever. As provas estão marcadas para 5 de agosto.

Em Itabirito, não haverá aplicação da prova. Entretanto, é possível realizar o exame em cidades vizinhas, como Ouro Preto e Belo Horizonte. Basta o candidato escolher uma dessas cidades durante o preenchimento da inscrição.

Quem se inscreveu no ano passado e não compareceu no dia de realização da prova terá que justificar a ausência. Essa mudança foi feita porque, em 2017, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve uma taxa de ausência de 60% do número total de inscritos.

A inscrição pode ser feita pelo endereço http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja. A idade mínima exigida para quem quer obter certificado de conclusão do Ensino Fundamental é de 15 anos; e para quem deseja o certificado de Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos. Está previsto que entre os dias 30 de abril e 4 de maio, as solicitações para Atendimento por Nome Social serão recebidas.

O Encceja é recomendado para quem não concluiu os estudos no tempo regular. Antes, o certificado podia ser adquirido pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém, desde 2016, com a reformulação no Enem, o Encceja passou a ser o exame usado para obter o diploma do Ensino Médio ou Fundamental. Cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil e no exterior se inscreveram no Encceja em 2017.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×