Geral

Obras para retirada de esgotos avançam no bairro Novo Itabirito

Próxima etapa da obra em Itabirito será a conclusão da região do São José e Veneza.

O Saae de Itabirito está trabalhando para retirar os esgotos do Córrego São José, no Bairro Novo Itabirito,  por meio do Programa Córrego Limpo. As obras estão sendo feitas para proporcionar benefícios para a população, uma vez que esses esgotos são poluentes.

O método utilizado são as interligações dos esgotos domiciliares na rede interceptora, que estão sendo feitos por uma empresa terceirizada à serviço do Saae. O interceptor é uma tubulação de grande porte, com 150mm, e foi executado por cerca de 280 metros, da Rua Ricardina Rodrigues, e levado pela rede até o interceptor tronco de 400mm próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) do São José.

Os resultados das obras já podem ser vistos nos bairros Recanto da Mata, Liberdade, São Mateus, Adão Lopes e Calçadas. Com a conclusão do trabalho, mais de 20 milhões de litros de esgoto por mês deixarão de ser lançados no Córrego São José.

De acordo com o diretor do Saae, Wagner Melillo, mais de 100 milhões de litros de esgoto que eram lançados todo mês nos córregos Carioca, Criminoso e São José serão coletados e tratados ainda no primeiro semestre deste ano.

Após o término das interligações dos interceptores, todo o esgoto será encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Marzagão, onde receberá tratamento. A próxima etapa do Programa Córrego Limpo será a conclusão da região do São José e Veneza.

O Programa Córrego Limpo realiza obras interceptoras, além do monitoramento da qualidade das águas e conscientização da população sobre a importância de se preservar os córregos e o rio Itabirito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Saae Itabirito.

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *