Comportamento

Programa Saúde na Escola ensina prevenção de doenças para os alunos

Ações levam informações sobre saúde para as escolas municipais de Itabirito até novembro.

A última sexta-feira (4) foi dia de aprendizado sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e prevenção da dengue, zika, chikungunya e febre amarela para os alunos da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira. A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola, em que os estudantes participam de atividades lúdicas, de acordo com a faixa etária, como forma aprendizado sobre o tema.

Para os alunos do ensino infantil ao 5º ano foi preparado um talk show de perguntas e respostas sobre as formas de contágio e prevenção das doenças. Já os estudantes do 6º ao 9º ano participaram de uma gincana sobre o tema. O conteúdo foi trabalhado previamente em sala de aula pelos professores, de acordo com orientações da equipe da Vigilância em Saúde Ambiental.

Para a diretora da escola, Christiane Bossanelli, o programa trouxe resultados positivos: “O Saúde na Escola é uma iniciativa muito bacana. Os estudantes não tinham o hábito de vivenciar essas ações de saúde, era algo muito distante, visto pela televisão, e agora elas fazem parte da vida deles. Eles gostam muito de participar das atividades”.

Programa Saúde na Escola

A iniciativa começou em 2017 e tem o objetivo de desenvolver ações de prevenção, promoção e atenção à saúde nas escolas e pré-escolas da rede municipal. As ações são realizadas mensalmente em oito instituições de ensino, da zona urbana e rural, beneficiando cerca de 2500 alunos. As escolas participantes são Guilherme Hallais França, Laura Queiroz, Manoel Salvador de Oliveira, Professora Olímpia Maria Malheiros, Pequeno Cidadão, Peterpan, Pingo de Gente e Ana Amélia Queiroz.

O programa também trabalha temas como a prevenção ao uso de álcool e outras drogas, promoção e avaliação de saúde bucal, verificação e atualização da situação vacinal, promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, promoção da cultura de paz e cidadania e direitos humanos.

Fonte: Semco PMI.

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *