Geral

Projeto de educação ambiental é reconhecido com Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Projeto desenvolvido pela Prefeitura de Itabirito recebeu a primeira colocação na categoria “Órgão Público”.

O 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade reconheceu o Projeto de Educação Ambiental nas Áreas Rurais de Itabirito, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa recebeu a primeira colocação na categoria “Órgão Público”, durante a cerimônia de entrega realizada na última quinta-feira (3), em São Paulo.

O projeto premiado é um dos pilares do Programa de Águas Integradas (PAI), que tem como objetivo promover a consciência ambiental de moradores e alunos da rede municipal das áreas rurais de Itabirito, possibilitando a aproximação e adesão dos proprietários rurais ao programa. “O prêmio é um reconhecimento ao trabalho sério e profissional de toda a equipe da secretaria em prol da preservação dos recursos hídricos da cidade. Além disso, é uma oportunidade de destacar Itabirito no cenário nacional por sua preocupação ambiental”, destacou Antônio Generoso, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Prêmio é recebido pelos representantes da Prefeitura de Itabirito (Divulgação PMI).

Programa de Águas Integradas

O Programa de Águas Integradas foi desenvolvido pelas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para controlar as pressões e impactos na bacia hidrográfica do Rio Itabirito e delimitar as áreas prioritárias para conservação da biodiversidade e recuperação da bacia, melhorando a qualidade dos recursos e consolidando a política pública de reestruturação hídrica do município.

Além do projeto de educação ambiental, o programa é dividido em outras sete frentes: Cercamento de Áreas Protegida; Recuperação da Cobertura Vegetal; Controle e Recuperação de Erosão, Medidas Individuais de Saneamento Rural; Capacitação dos Produtores Rurais; Pagamento por Serviços Ambientais e Desassoreamento dos Rios.

As ações desenvolvidas já renderam resultados positivos para a cidade, como a melhoria da qualidade e quantidade de água no rio Itabirito durante todo o ano, eliminação de enchentes na cidade mesmo com quantitativo similar de chuvas desde 2013, diminuição do consumo de água do Alto Rio das Velhas, tratamento de 90% do esgoto da cidade, reciclagem de mais de 40% do resíduo e diagnóstico de 20 hectares para plantio de mudas nativas.

Fonte: Semco PMI.

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *