Comportamento

Culto ao Bom Jesus é tema de evento da ACHMG

Itabirito é uma das cidades representadas na programação, que acontece no Museu de Congonhas.

Ao longo do mês de maio estão sendo realizadas ações com o tema “O Culto Religioso à Imagem do Senhor Bom Jesus de Matozinhos”, uma iniciativa da Associação das Cidades Histórias de Minas Gerais (ACHMG), para preservar a memória, a religiosidade, a arte e a cultura. No evento, que acontece no Museu de Congonhas, Itabirito é uma das cidades representadas na programação.

Nos dias 14 e 15, acontece uma oficina com nome “Sentidos da Fé: Ex-Votos em cera”. A atividade é das 8h30 às 16h, conduzida pelo artista plástico congonhense Luciomar de Jesus. Já no dia 25, um fórum presencial com o tema “O Culto Religioso à Imagem do Senhor Bom Jesus de Matozinhos” acontece a partir das 9h, com presença da Cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Joana Pinto Caliço, e o secretário de Estado e Cultura, Angelo Oswaldo.

Uma exposição fotográfica faz parte da programação do evento. “A História do Senhor Bom Jesus de Matozinhos: As celebrações em torno de uma imagem religiosa”, conta com fotografias de 24 municípios mineiros que possuem devoção ao Bom Jesus, além de uma mostra dos cartazes da Festa de Matosinhos, em Portugal.

A iniciativa conta com o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais (FEC) e com apoio institucional da Arquidiocese de Mariana – Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Congonhas, Prefeitura de Congonhas – Fumcult, Consulado de Portugal em Belo Horizonte, Câmara Portuguesa de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Câmara de Matosinhos – Portugal.

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *