Comportamento

Caps Adulto comemora 11 anos em Itabirito

Centro de Atenção Psicossocial (Caps) realiza cerca de 850 atendimentos por mês na cidade.

Uma grande confraternização com os usuários, familiares e representantes da rede de saúde e intersetorial comemorou, última na terça-feira (8), os 11 anos de prestação de serviços do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Itabirito. A data de fundação completou aniversário em 7 de maio e o local é responsável pelo atendimento médico e psicossocial de pessoas com sofrimento mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Durante a tarde de celebrações, os usuários do serviço fizeram exposição dos trabalhos desenvolvidos durante as oficinas terapêuticas e apresentações culturais preparadas especialmente para o dia. “O Caps presta um serviço aberto, comunitário e próximo da família, facilitando a inserção social e o estabelecimento de laços entre os usuários e a comunidade. Desta forma, temos resultados melhores, proporcionando liberdade e autonomia para eles”, explicou Milena Luís, coordenadora técnica de Saúde Mental do Caps Adulto.

Aniversário foi comemorado em confraternização no Caps (Divulgação PMI).

Atualmente, o Caps Adulto de Itabirito atende cerca de 850 usuários por mês, com uma equipe composta por psicólogos, psiquiatras, assistente social, enfermeiro, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem, auxiliar de farmácia, monitora, artesã, técnicos administrativos, auxiliar de serviços gerais e vigias. Além do atendimento multidisciplinar, a unidade é responsável pela distribuição da medicação aos usuários.

O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Os pacientes em quadros mais agudos permanecem no local das 08h às 16h para acompanhamento específico. Durante o dia, eles participam de oficinas terapêuticas de artesanato, artes, esportes, horta e roda de conversa.

Luta antimanicomial

Também em maio, no dia 18, é comemorado o Dia da Luta Antimanicomial. Este ano, a programação da microrregião composta por Itabirito, Ouro Preto e Mariana será realizada em Ouro Preto e Mariana entre os dias 16 e 18. A semana conta com palestras, apresentações culturais, mesa redonda e a tradicional passeata com o objetivo de propor uma reflexão sobre o tema e combater os estigmas e preconceitos.

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *