Geral

Bombeiro Municipal de Itabirito completa 19 anos

Unidade é a única corporação municipal de Minas Gerais adequada à nova lei de regulamentação.

 Primeira e única corporação municipal de Minas Gerais, o Bombeiro de Itabirito completou 19 anos de serviços prestados à população no dia 8 de maio. Para comemorar, a corporação realizou uma missa e uma solenidade na última terça-feira, 15. A celebração, realizada na sede própria, contou com a presença dos bombeiros municipais, familiares, representantes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e de bombeiros civis voluntários de outras cidades.

Durante a cerimônia, foram entregues certificados para todos os bombeiros, para aqueles que prestam serviço dentro da unidade e para aqueles que fazem parte da  primeira turma de formação e completaram 19 anos de serviços prestados à corporação. Para a comandante Leidiana de Fátima Gonçalves, primeira mulher a comandar o Bombeiro de Itabirito, a instituição evoluiu muito. “Hoje, temos uma sede própria, frota, equipamentos e uma equipe especializada, mas principalmente, conseguimos conquistar o reconhecimento e a valorização da sociedade”, comemorou.

O prefeito Alex Salvador ressaltou os serviços prestados pela corporação. “Os bombeiros são respeitados em todo o país e aqui em Itabirito não é diferente. Não ouço uma reclamação a respeito do trabalho deles. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer o empenho e a dedicação de cada um dos profissionais”, disse.

Um dos responsáveis pela implantação da unidade de Itabirito, o sargento Walisson da Companhia de Bombeiros Militar de Ouro Preto, também esteve presente no evento. “Fico feliz em voltar a Itabirito depois de 19 anos e ver que tudo valeu a pena. A Prefeitura assumiu a responsabilidade e hoje, em meio a uma crise, podemos comemorar algo que deu tão certo”, afirmou.

Fortalecimento

Durante a cerimônia, a corporação apresentou os novos materiais recebidos recentemente. Entre as aquisições estão equipamentos para salvamento em altura e combate a incêndio, desfibrilador externo automático, bomba costal e materiais de primeiros socorros. Além disso, a unidade ganhou novo fardamento completo, que será utilizado em breve.

Na oportunidade, o Prefeito Alex ressaltou também a importância do Termo de Ajustamento de Conduta, assinado com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no início do ano, que tornou a instituição reconhecida para executar as mesmas funções dos militares no caso de salvamento e resgates. Ele destacou também o aumento de 10% cedido à corporação e a todos os servidores públicos da cidade.

Bombeiros de Itabirito

Atualmente, a corporação conta com 28 bombeiros, sendo 23 homens e cinco mulheres, além de dois auxiliares de serviços gerais e dois atendentes. A unidade atua 24 horas e presta diversos atendimentos, como combate a incêndios em locais públicos e privados, resgate e atendimento pré-hospitalares a pessoas acidentadas, captura de animais soltos, retirada de animais peçonhentos, apoio a eventos, atividades educativas, entre outros.

Além do atendimento em Itabirito, o Bombeiro Municipal também presta suporte ao município de Ouro Preto e à Via 040, concessionária responsável pela gestão do trecho da BR-040 que passa em Itabirito, quando solicitado.

Desde sua fundação, a unidade já atendeu mais de 25 mil ocorrências.

Fonte: Semco PMI.

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *