Entretenimento

Domingo é Dia de Banda estreia temporada 2018 em Itabirito

A leitura também foi destaque no evento.

O projeto “Domingo é Dia de Banda” iniciou a temporada 2018 no último domingo, 20, na Praça da Estação. A primeira edição do ano comemorou os 88 anos da Corporação Musical União Itabiritense, a Banda Nova, completados no dia 18 de maio. Além da aniversariante, a Sociedade Musical Santa Cecília, de Rodrigo Silva, distrito de Ouro Preto, também fez parte das apresentações.

Durante quase duas horas, as duas corporações tocaram desde músicas tradicionais, como o chorinho, a canções atuais, como da banda Jota Quest. De acordo com o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney Figueiredo, este é um programa permanente e um dos mais tradicionais da secretaria. “O ‘Domingo é Dia de Banda’, junto com o apoio da sociedade que vem prestigiar, é importante para a manutenção e perenidade das corporações musicais, que são patrimônios imateriais de Itabirito”, afirmou.

Para o presidente da União Itabiritense, Miguel Barbosa, o programa é essencial. “Esta é uma oportunidade que temos de mostrar nossa cultura na cidade e ainda trazer bandas da região para tocar aqui. Além disso, com as apresentações, conseguimos atrair novos músicos, de todas as idades, como os seis novos membros que estamos apresentando aqui hoje”, explicou.

A população, presente em grande número, também aprovou o evento. “O programa é ótimo para pessoas de todas as idades. É realmente um diferencial de Itabirito, pois poucas cidades contam com algo semelhante”, disse a moradora do Cardoso Juliana Borges.

No final do evento, o prefeito Alex Salvador presenteou as corporações com o kit de produtos culturais do município  composto por materiais produzidos por artistas itabiritenses.

Incentivo à Leitura

A leitura também foi destaque no evento. Durante apresentação das bandas, as crianças puderam realizar atividades lúdicas na Biblioteca Pública Municipal Professor Diáulas de Azevedo. A biblioteca também foi palco do lançamento do livro “Os sentimentos das Sobras”, da escritora itabiritense Bárbara Kristina Generoso Cotta Lopes. As ações fazem parte do Programa de Incentivo à Leitura, instituído dentro do Sistema Municipal de Cultura.

Fonte: Semco PMI.

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *