Comportamento

Produtores rurais de Itabirito são qualificados com curso de Apicultura

Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento ofertou o curso de apicultura em distrito.

As boas práticas da fabricação do mel e seus derivados foi o tema principal do Curso de Apicultura, gratuito, oferecido a 11 produtores rurais em Acuruí, com duração de quatro dias. “Trabalhamos a legislação vigente vinda do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e, em seguida, focamos o processo de higiene produtivo de mel, cera, própolis, pólen, geleia real e de todos os produtos das abelhas”, explicou Hélio da Silva, zootecnista e instrutor do curso do Senar.

Para quem foi aprender, essa foi mais uma oportunidade de se qualificar para o mercado e se destacar dos demais produtores. Thiago Souza Carmo, veterinário, aproveitou bastante o curso: “Muito proveitoso a respeito das boas práticas na manipulação de mel e seus derivados”.

Dentro da parceria, outros cursos serão ministrados como o de Fruticultura, que aconteceu nesta semana (21 a 25 de maio), e o de Criação de Galinha Caipira, entre os dias 28 e 30 de maio. No mês de junho, o curso de Turismo Rural, durante os dias 5 e 8, e de Artesanato com Fibras, entre 25 e 29. Todos os cursos são gratuitos. Mais informações na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento por meio do telefone (31) 3561-4114.

A iniciativa é da Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de Itabirito, por meio de parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itabirito e Ouro Preto, e ministrado pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, no distrito de Acuruí.

A produção de mel em Itabirito

Itabirito conta com cerca de 25 apicultores que produzem mais de uma tonelada mensal de mel e própolis. Os produtos são vendidos no comércio de Itabirito e, no caso do mel, os saches são comercializados para a merenda escolar.

O mel além de muito saboroso é um alimento muito versátil que pode ser usado para fortalecer o sistema imunológico das pessoas, além de ser diurético, digestivo, expectorante e calmante.

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *