Geral

Itabirito recebe visitantes internacionais pela qualidade da água

Representantes de ONG estadunidense e instituto alemão estiveram em Itabirito no dia 18

Representantes do ITT – Institute for Technology and Resources Management in the Tropics and Subtropics, da Alemanha, e da ONG ambiental TNC – The Nature Conservancy, dos Estados Unidos, visitaram a Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito no dia 18 de maio. O objetivo foi conhecer melhor a realidade hídrica da cidade.

A visita serviu exatamente para conhecermos aquilo que já é desenvolvido pelo município dentro das ações de monitoramento de qualidade e quantidade de água. Nossa expectativa é, com o auxílio dos experts do ITT, desenvolver um protocolo de monitoramento e, quem sabe, auxiliar Itabirito“, explicou Ricardo Galeno, gerente do projeto Coalizão Cidades pela Água, da TNC, em Belo Horizonte.

As atividades foram acompanhadas pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Generoso, pelo diretor-presidente do Saae, Wagner Melillo, e pelo presidente da ONG Águas do Acuruí, Odilon de Lima. A comitiva da ONG ambiental também contou com a presença de Paulo Petry, brasileiro radicado nos Estados Unidos, doutor em ecologia de água doce, e do ecólogo colombiano Jorge León.

Aquífero, córregos, ribeirões e rio no percurso

O percurso contemplou locais como o Aquífero Cauê – o segundo maior do estado de Minas Gerais -, córregos, ribeirões, pontos de monitoramento do Rio Itabirito e a Estação Ecológica de Arêdes. Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Controle Operacional do Saae e as tecnologias utilizadas no processo de monitoramento do abastecimento na cidade.

O importante, agora, é identificar as necessidades para poder contribuir. Foi uma experiência interessante, com certeza. Já temos uma ideia do que a Prefeitura de Itabirito está fazendo, como a construção de barraginhas“, destacou o engenheiro químico mexicano Santiago Penedo, que representou o ITT ao lado do hidrogeólogo Aaron Firoz, nascido em Bangladesh.

Discurso compartilhado pelo secretário de Meio Ambiente, Antônio Generoso. “Foi a primeira oportunidade, com a TNC trazendo representantes da América Latina e o instituto ITT, da Alemanha, que é parceiro dela. Agora, eles vão estudar e fazer as propostas para a gente. Abre um importante intercâmbio em relação à transferência de tecnologia, a possíveis investimentos“, comemorou.

No retorno a Itabirito, os visitantes foram recebidos no gabinete pelo Prefeito Alex Salvador, que ressaltou a importância da valorização da pauta ambiental para a população itabiritense. “Estamos muito satisfeitos com a colaboração e com a visita, que nos entusiasma a preservar ainda mais e também a investir mais, que é o que estamos fazendo na cidade“, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×