Opinião

A forma como você pensa sobre dieta pode estar te boicotando

Nós estamos em maio e, talvez, projetos de vida saudável já ficaram para 2019. Se é seu caso, corre pra ler!

Nós já estamos em maio e, a essa altura, muitos projetos de vida saudável já ficaram para 2019. Ano após ano, muitos se propõem a melhorar a alimentação e acabam desistindo. Se este é o seu caso, talvez você esteja sofrendo as consequências do pensamento dicotômico, uma crença baseada no “tudo ou nada”.

Essa crença se aplica a muitas áreas, mas quando se trata de alimentação, a pessoa entende que deve comer de forma perfeita o tempo todo ou nem deve tentar. Basicamente, ela começa a dieta determinada a parar de comer doce, pão ou beber cerveja, por exemplo. Contudo, por se tratar de uma meta incrivelmente difícil de ser seguida, com o passar dos dias, ela se depara com situações que testam essa determinação.

É aqui que muita gente não resiste e acaba sofrendo com a culpa e a sensação de incapacidade de manter a meta estipulada. É aqui que muito projeto de vida saudável é adiado, completando um ciclo vicioso que se repete ano após ano.

Melhorar a alimentação significa mudar um hábito e isso pede equilíbrio. Por mais força, foco e fé que você tenha para colocar em prática a dieta dos sonhos, é fundamental reconhecer que as situações tentadoras existem e que não é necessário fugir, nem se culpar por elas.

Espero que este texto tenha te ajudado a reconhecer se você está dentro desse ciclo vicioso e que encontre nele inspiração para uma mudança de pensamento. Você não precisa esperar o ano novo chegar para começar uma nova história. Amanheça antes que seja tarde.

Talita Prato da Silva é nutricionista, mestre em saúde e nutrição, secretária escolar, esposa do Luís Fernando, mãe do Totó, quebra-galho como designer e administradora de página de rede social. Acredita que uma pequena dose diária de alimentação saudável e uma pitada de leitura podem mudar vidas e, por isso, escreve sobre alimentação para nutrir o corpo e a alma também.

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *