Opinião

Dicas para aproveitar as sobras de alimentos

Se a falta de alimentos é uma hipótese, devemos aproveitar ao máximo aqueles que temos em casa.

Ao comprar os alimentos dessa semana me deparei com as bancas de vegetais quase vazias e com opções em tempo de apodrecer; foi difícil conter o nó na garganta.

Enquanto selecionava o que levar, parte de mim era otimista e pensava em comprar só o essencial; a outra parte, movida pelo instinto de sobrevivência, queria providenciar um estoque, só por garantia. E ao pensar no que estocaria, lembrei daquela música que dizia “a gente não quer só comida” e pensei no tanto de coisa que a gente precisa e simplesmente não tem, com ou sem as consequências da greve de caminhoneiros.

Se a falta de alimentos é uma realidade ainda, devemos aproveitar ao máximo aqueles que temos em casa. Contanto que sejam armazenadas em geladeira e em embalagens tampadas, as sobras do almoço de hoje podem ser transformadas em um prato bem saboroso amanhã.

Deixo abaixo algumas sugestões:

A carne cozida ou moída pode ser reaproveitada em molhos ou virar recheio de panqueca ou pastel. Frango e legumes podem compor suflês, sopas ou recheio de tortas salgadas. Arroz pode virar bolinho e, se misturado às sobras de legumes e folhas, pode virar um arroz colorido. O feijão pode se converter em tutu ou tropeiro; e o pão, em pudim ou torrada. Frutas maduras podem ser usadas para fazer doces, sucos e geleias.

As folhas de couve-flor, os talos do agrião e do espinafre podem ser refogados; cascas de banana podem ser usadas no preparo de bolos; as de maçã em chás e as de abacaxi em sucos. Caroços de abóbora e sementes de melão, quando torrados com sal, servem como aperitivo.

Talita Prato da Silva é nutricionista, mestre em saúde e nutrição, secretária escolar, esposa do Luís Fernando, mãe do Totó, quebra-galho como designer e administradora de página de rede social. Acredita que uma pequena dose diária de alimentação saudável e uma pitada de leitura podem mudar vidas e, por isso, escreve sobre alimentação para nutrir o corpo e a alma também.

 

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *