Geral

Bolsonaro lidera corrida presidencial em todos os cenários, diz pesquisa

Respostas foram coletadas entre os dias 25 e 31 de maio, em meio à paralisação dos caminhoneiros

De acordo com a pesquisa DataPoder360, divulgada nesta terça-feira (5), o deputado Jair Bolsonaro (PSL), lidera a disputa presidencial, com percentuais que variam de 21% a 25%, dependendo do cenário, conforme a combinação de nomes apresentados.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece em segundo lugar na pesquisa com 12%. Já os tucanos Geraldo Alckmin e João Doria têm empate técnico com 7% e 6%.

Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro também aparece na liderança das intenções de votos, chegando a ter, ao menos, dez pontos de vantagem contra todos os concorrentes. A pesquisa revela que, se o segundo turno das eleições fosse hoje, o capitão do Exército na Reserva derrotaria Ciro Gomes por 34% a 21%, respectivamente. Num embate contra Alckmin, Bolsonaro também sai na frente, com 31% a 20%. Já numa simulação entre o militar e Fernando Haddad (PT), a diferença percentual é ainda maior: 35% contra 20% do petista. A ex-ministra Marina Silva (Rede) também aparece na pesquisa em desvantagem contra Bolsonaro, perdendo por 35% a 25%.

Outros pré-candidatos à Presidência da República tiveram percentuais de intenção de votos divulgados pela pesquisa. O senador Álvaro Dias (Podemos) registrou entre 5% e 6%. A deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB) ficou com 2%. Quatro candidatos ficaram com 1%: o ex-ministro Henrique Meirelles (MDB), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), o empresário Flávio Rocha (PRB) e o ex-presidente Fernando Collor (PTC).

A pesquisa DataPoder360 não incluiu o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), porque ele se encontra preso, condenado em 2ª instância no âmbito da operação Lava Jato. A situação pode inviabilizar a candidatura do petista devido à Lei da Ficha Limpa. O ex-presidente ainda é considerado o pré-candidato do PT à Presidência.

O percentual de votos em branco, nulo ou de pessoas que ainda não sabem em quem votar também chamou atenção na pesquisa:  36% a 40%, de acordo com o Poder360.

O DataPoder360, divisão de pesquisas do portal de notícias Poder360, entrevistou 10.500 pessoas em 349 cidades das cinco regiões do país, de 25 a 31 de maio. O levantamento tem margem de erro de 1,8 ponto percentual, segundo o portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×