Entretenimento

Angústia em relação à morte é tema do livro “Poemas para o coveiro”

Pouso-Alegrense lançará livro em agosto.

Escrito por Fernando Sales, o livro “Poemas para o coveiro”, publicado pela Editora Multifoco, Selo Birrumba, será lançado  no dia 1° de agosto, na Centro Cultural de Pouso Alegre (Antigo Fórum), às 19h.

“Nessa obra, falo sobre a angústia que é saber que vamos morrer e, enquanto isso, não sabermos como viver, falo sobre a cruel e irreversível ação do tempo, sobre a juventude que escorre entre nossos dedos e a vontade de viver intensamente. Tudo isso, na verdade, são experiências e sentimentos pelos quais passei, mas que penso serem emoções humanas, emoções de todos os humanos. Por isso, espero que essa obra atinja a sensibilidade de cada leitor que a alcançar”, conta Fernando.

O livro já está na pré-venda no site da editora.  Na descrição é citado que este é o tipo de livro que desperta não somente o interesse pela leitura, mas o desejo de escrever. “Ou além, presumo
que o presente livro despertará no leitor o desejo ou fantasia de personificar-se no próprio coveiro, pois que à  maneira de Heidegger ou de Faulkner, o prenúncio da morte e o fatalismo da vida são condições que elevam o pensamento valorativo. Tal personificação permite ao destinatário de tais poemas o êxtase e o suspense da dúvida, e além, a construção de um perspectivismo assertivo, talvez à guisa de Nietzsche”, afirma o autor, que também tem um canal no Youtube, com 24 mil inscritos e mais de um milhão de visualizações. Nele, o escritor analisa músicas e livros, principalmente, além de ensinar um pouco sobre poesia.

Desde os 7 anos, Fernando já se encantava pelos livros. Primeiro foram os infantis, depois os cordéis de seu avô, os best-sellers, os clássicos, os contemporâneos. Assim, aos 14, ele já sabia que queria ser escritor. “Pensei que o curso de Letras seria um ótimo caminho para realizar esse sonho com qualidade, e realmente foi. As palavras são a magia que move o mundo”, destaca.

Capa do livro “Poemas para o coveiro”, de Fernando Sales (Reprodução).

Sobre o autor

Fernando, que completa 34 anos nesta quarta-feira (13), é poeta, professor, youtuber, mestrando e pai de família. Natural de Pouso Alegre, sul de Minas Gerais, aos 18 anos se mudou para Mariana, ingressando na UFOP. “Foram anos muito proveitosos, em que pude desfrutar de uma região muito rica culturalmente e bela. Esses anos marcaram profundamente minha escrita e deixaram marcas em minha literatura, principalmente por ter contato com três grandes poetas como Duda Machado, Leopoldo Comitti e meu grande parceiro Úmero Card’Osso, autor de ‘Manual dos Desajustados'”, revela.

Há 12 anos, Fernando é professor de redação, língua portuguesa e literatura, atuando nas redes municipal, estadual e particular da região sul-mineira. Ele tem também um curso preparatório para o Enem que está em seu segundo ano de funcionamento. Atualmente, o escritor está concluindo seu mestrado em Educação na Universidad del Salvador, de Buenos Aires, Argentina.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×