Geral

Projeto Córrego Limpo do Saae trabalha para despoluir os Córregos Carioca, Criminoso e São José

Iniciativa já retirou quase 100 milhões de litros por segundo de esgoto dos três córregos da cidade.

O Serviço Autônimo de Água e Esgoto (Saae) de Itabirito está retomando o Projeto Córrego Limpo na cidade. Nesse momento, a autarquia realiza obras de despoluição na Rua Coronel Alves e, na próxima semana, o trabalho acontece na Rua Marechal Floriano. “A cada córrego despoluído, damos mais um passo para chegar aos 90% de tratamento do esgoto coletado“, afirma Wagner Melillo, diretor presidente do Saae.

Desde a sua retomada, o Projeto Córrego Limpo do Saae já retirou quase 100 milhões de litros de esgoto que caíam a cada segundo dos córregos. Esse é o resultado do trabalho de melhorar a qualidade da água dos rios e córregos, por meio de reparos e construção de novas redes interceptoras nas margens, trabalhos de manutenção e educação socioambiental.

Dentro do Projeto Córrego Limpo, o Saae realiza monitoramento dos córregos, executa obras de prolongamento de redes coletoras e ligações de esgoto – obrigatória para os moradores, já que agora existe rede interceptora disponível para a coleta do esgoto doméstico. O Saae realiza ainda a manutenção e adequação das redes existentes.

O Saae e a Prefeitura de Itabirito são parceiras no Projeto e o trabalho traz resultados positivos para a população, que é beneficiada com melhorias na qualidade de vida, por meio da despoluição das águas.

Qualidade de vida dentro de casa

Outra etapa do Projeto vem acontecendo nas redes interceptoras de esgoto desde o interior dos domicílios. O prazo para conclusão dos trabalhos é novembro deste ano. ”Não temos mais mau cheiro, posso almoçar tranquilamente, porque antes era tão forte que não podia ficar no terreiro, tinha que comer só dentro de casa. Estou muito satisfeita com essa obra de despoluição dos córregos”, afirma Solange Aparecida de Souza, moradora há 11 anos no bairro São Mateus.

A participação da população é de extrema importância, evitando o lançamento de lixo e entulho, denunciando irregularidades e não fazendo ligações clandestinas.

 

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *