Geral

Quadrilha de bonecos gigantes agitou o Julifest

Com bonecos de mais de três metros de altura, a primeira quadrilha gigante do estado foi idealizada pelo artista plástico Walter Martins.

Em 2018, a já tradicional Julifest Itabirito contou com uma grande novidade, a Quadrilha de Bonecos Itabiritenses Gigantes – Big Quadrilha. A apresentação aconteceu durante a programação do Julifest, na tarde deste sábado (14/07), na Praça de Eventos de Itabirito, para cerca de 10 mil pessoas.

Com criação e direção do artista plástico Walter Martins, a apresentação dos bonecos manipulados foi animado pelo grupo Bem Bolado. Segundo o artista, idealizador do projeto, a Quadrilha de Bonecos Itabiritenses Gigantes – Big Quadrilha, vem com o intuito de reestabelecer e manter traços culturais locais. “Tradicionalmente feitos para o carnaval, os bonecos gigantes vêm ganhando espaço em outras festas”, comenta o artista. Ele afirma que esta é a primeira quadrilha do tipo em Minas Gerais, já que no processo de pesquisa, ele encontrou apenas grupos em Olinda e no interior de são Paulo.

Segundo o prefeito municipal de Itabirito, Alexander Salvador, a apresentação foi um grande espetáculo para a população Itabiritense e turistas. “Achei os bonecos e articulações muito bem feitos. Parabenizo o artista plástico Walter Martins pelo trabalho impecável. E convido a população para assistir a apresentação deste domingo. Está imperdível”, comenta

Um grupo de oito pessoas animaram e desfilaram por toda a arena. Os bonecos têm mais de três metros de altura e cerca de 8kg. Eles foram feitos sob uma base de ferro de construção, recobertos de espuma, tecidos e aviamentos.

Na feição dos bonecos, Martins homenageou artistas itabiritenses. São artistas plásticos, artesoes, artistas visuais, diretor teatral e musico. Entre eles o dramaturgo Carlos Renato e a artista plástica Gabriela Menezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×