Geral

7 de setembro: comemoração dos 95 anos de Itabirito marca o desfile cívico na cidade

Escolas e entidades marcaram presença; população lotou o centro da cidade.

O desfile de 7 de setembro, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, teve como foco os 95 anos de emancipação política de Itabirito. “Rumo ao Centenário” foi o tema escolhido para o desfile cívico de 2018.

Escolas, clubes e demais entidades participaram do desfile, passando pela Avenida Queiroz Júnior e indo em direção à Rua e Praça Doutor Guilherme. Previsto para começar às 9h, o desfile foi iniciado por volta das 9h15, com as solenidades de abertura, como hasteamento das bandeiras e revista às tropas da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros Municipais.  A população de Itabirito lotou o centro da cidade para prestigiar o tradicional desfile.

O prefeito de Itabirito, Alex Salvador, acompanhado pelo comandante da PM, capitão Gláucio Sigaud e pelo secretário de segurança, Carlos Henrique Luque, fez a revista das tropas. Logo após, foi feito o hasteamento das bandeiras pelo prefeito, além do vice-prefeito, Wolney Oliveira, e do presidente da Câmara, Rodrigo do Porco (PSD).

As escolas e entidades desfilaram homenageando a cidade por seu aniversário. A história de cada uma das escolas também foi mostrada nas ruas, que também trouxeram um pouco do que é elaborado durante o ano nas instituições. A Escola Municipal Laura Queiroz, por exemplo, mostrou algumas das representações culturais, como a capoeira, que faz parte de seu calendário escolar. “Valorizar a educação não é um favor, é agradecimento”, dizia uma das faixas carregada por alunos do Cemi.

Durante seu discurso, Alex reforçou a importância da data para a cidade, reforçando a comemoração de 95 anos de emancipação política de Itabirito e a proximidade das comemorações do centenário da cidade, em 2023. “Principalmente de uns anos pra cá as coisas tem dado muito certo. Mesmo com algumas pessoas não querendo, mas está dando muito certo. Cabeça erguida, bola pra frente. Viva Itabirito. Vamos partindo pros 100 anos de nossa cidade, com uma programação intensa a partir de agora. E temos certeza que a população vai se conscientizar disso e vai comemorar, nos próximos cinco anos, os 100 anos de Itabirito, essa bela cidade, organizada, bonita, de um povo hospitaleiro e bom. Um abraço a todos. Viva Itabirito. Viva a Independência do Brasil”, destacou o prefeito.

Sou Notícia.

Autoridades de Itabirito marcaram presença no evento. Além do prefeito, do vice-prefeito e do presidente da Câmara Municipal de Itabirito, estiveram presentes: a secretária municipal de Educação, Ana Góis; o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo da Prefeitura, Ubiraney Figueiredo; o comandante em Itabirito da Policia Militar, capitão Gláucio Sigaud; o chefe de gabinete, Sebastião Antônio da Silva; o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Carlos Henrique Franca; o comandante da Guarda Civil Municipal de Itabirito, Antônio de Oliveira Costa; comandante dos Bombeiros Municipais, Leidiane de Fátima Gonçalves; a secretária municipal de Fazenda, Marília Toledo; o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Álvaro Maia; o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Marques Generoso Cotta; o secretário municipal de Administração, Valdir José de Morais; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Avelar; a secretária municipal de Assistência Social, Jussara do Carmo Vieira; o secretário municipal de Obras e Serviços, Alexandre Mesquita; o secretário municipal de Esportes e Lazer, Alessandro Massaini; o secretário municipal de Planejamento e capitação de recursos, Paulo Carvalho; o secretário municipal de Urbanismo, Marco Aurélio Rocha; o diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Itabirito (Saae), Wagner José Silva Melilo; o responsável pela controladoria geral do município, Maurício Miranda; o secretário municipal de Transporte, Luis Fernando Carolino Xavier; o representante da procuradoria jurídica, Nésio Rodrigues Vidal; os vereadores Arnaldo Pereira dos Santos, Edson Gonçalves Júnior, Geraldo Mendanha, Max Fortes, Renê Américo da Silva e Antônio de Oliveira Bosco.

A diretora da Escola Estadual Professor Tibúrcio, Creanísia Marques, disse que a notícia de que a escola tem uma das melhores avaliações do Ideb na cidade é muito boa e que toda a equipe está satisfeita. Juntamente com a Escola Estadual Doutor Raul Soares, o Tibúrcio teve um dos melhores desempenhos nos anos iniciais do ensino fundamental em Itabirito, com a nota 7,1 e taxa de aprovação de 100% entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental. A diretora afirma que está sendo desenvolvido um trabalho muito sério, visando educar e garantir excelência no ensino. Sobre o desfile cívico, Creanísia contou que o objetivo da escola é trazer uma representação, como sempre foi feito, ao contar um pouco da história da instituição.

Atendendo 420 alunos, sendo do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, a Escola Estadual Professor Raul Soares, com direção de Rosimare Santos e vice-direção de Adriana Toledo Pereira, se destacou pelo resultado alcançado no Ideb, tendo seu desempenho superado a meta projetada. A diretora parabeniza toda comunidade escolar pelo sucesso e destaca a missão da escola que é preparar o indivíduo para saber viver no mundo que o cerca, sabendo criticar e ser capaz de se equilibrar, dentro de uma sociedade em que cada um é um ser diferente com características próprias.

Stéfany Silva (Sou Notícia).

Aluna do 7º ano na Escola Estadual Professor Tibúrcio, Stéfany Silva estava empolgada com o ato cívico. “É muito importante participarmos do desfile de 7 de setembro pois é uma data muito importante pro nosso país. Além disso, Itabirito comemora seus 95 anos de emancipação política e a data se torna ainda mais especial. Eu estou feliz em fazer parte do desfile e por estudar no Tibúrcio, sendo que a escola teve uma das melhores notas do Ideb em Itabirito. É hora de celebrar”, contou.

Valéria Costa, moradora do bairro Santa Tereza, aprovou o desfile cívico. “Eu vim prestigiar minha netinha desfilando e estou encantada com tanta riqueza de detalhes trazidas para a rua. As escolas estão de parabéns. Estão mostrando trabalho e muito profissionalismo”, ressaltou.

Já Raquel Ferraz, de Sete Lagoas, veio para a cidade apenas para acompanhar seu sobrinho no desfile. “É sempre uma alegria muito grande vir aqui em Itabirito. O povo é animado e todas as festas da cidade são um sucesso. E o 7 de setembro não é diferente. As escolas estão indo muito além do objetivo de ensinar, pois as crianças e jovens também estão tendo a chance de vivenciar as mais variadas culturas do país e quem ganha somos todos nós”, afirmou a visitante.

De acordo com José Geraldo Braga, presidente do Clube Itabirito de Carros Antigos (Cica) e proprietário de uma já conhecida Brasília amarela 1975 que ostenta placas pretas, característica exclusiva de veículos de coleção, o desfile é uma oportunidade de mostrar pra população de Itabirito as relíquias dos colecionadores de carros antigos. O 6º Encontro Cica aconteceu a partir das 9h no galpão da antiga Delphi e foi até as 17h.

Além das escolas e entidades, também participaram do desfile alguns defensores de políticos que disputam cargos públicos nas eleições de 2018.

O desfile cívico de Itabirito contou com a participação das instituições de ensino da cidade, como a Corporação Musical Santa Cecília, Polícia Militar e Reformados, pelotão de militares (Guarda Civil Municipal de Itabirito, Bombeiros Municipais e Polícia Militar), agentes penitenciários, 81º Grupo Escoteiro Cata Branca, Banda União Itabirense, Escolinha Usina Esperança, Amor Exigente, Clube Os Desbravadores, Casa do Adolescente, Apae, Escola Municipal Laura Queiroz, Escola Municipal Natália Donada Melillo, Escola Municipal Ana Amélia Queiroz, Escola Municipal Guilherme Hallais França, Escola Ephigênia de Oliveira Batista – Escola Infantil Vovozinha, Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi), Escola Professor Jayme de Souza Martins, Escola Municipal José Ferreira Bastos, Escola Estadual Intendente Câmera, Escola Estadual Professor Tibúrcio, Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, Instituto Santo Antônio de Pádua (Isap), Fanpaz, comunidade evangélica de Itabirito e desfile de carros antigos.

Programação

Além do tradicional desfile cívico, Itabirito terá neste sábado (08) uma comemoração pelos 95 anos de emancipação política da cidade. O Samba da Independência está previsto pra começar às 18h, na Praça dos Inconfidentes (área do Julifest) e contará com apresentação das bandas JC Samba, Tindolelê, Sakasamba, tendo ainda a participação do DJ Marcelo Rosado e um show do grupo Fundo de Quintal.

Já entre os dias 10 e 13, será realizado o Congresso do Esporte. O Festival de Turismo vai do próximo dia 20 ao dia 30 de setembro. Entre os dias 21 e 30, acontece a Mostra Telê Santana. Ainda tem o Festival de Teatro, do dia 22 ao dia 30 de setembro.

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *