EsporteGeral

2º Congresso Mineiro de Esportes consolida evento em Itabirito

A programação incluiu médico, nutricionistas, educador físico e ex-atleta profissional.

A última semana foi dedicada ao esporte em Itabirito. Do dia 10 ao dia 13, profissionais do esporte, atletas amadores e profissionais, alunos e toda a população tiveram acesso a conteúdos de qualidade no 2º Congresso Mineiro de Esportes. Com o tema voltado para a qualidade de vida, a programação incluiu médico, nutricionistas, educador físico e ex-atleta profissional falando de temas como melhoria da alta performance, o impacto da boa alimentação no desempenho e esporte e educação.

Durante os quatros dias, cerca de 400 pessoas passaram pelo Salão dos Ferroviários para prestigiar o evento que, este ano, contou com uma semana específica para o tema. “A grande presença do público demonstra o interesse da população no esporte e compromisso com a qualidade de vida. Por isso, esta é uma área valorizada na cidade, com a realização de eventos de diversas modalidades e ações importantes, com a criação do bolsa atleta e do Conselho Municipal de Esporte”, ressaltou o secretário da pasta, Alessandro Massaini.

Na abertura, o prefeito Alex Salvador falou sobre a importância do trabalho desenvolvido na cidade. “Em Itabirito, valorizamos e incentivamos a prática do esporte, tanto que realizamos uma grande quantidade de competições ao longo do ano. Além disso, estamos sempre investindo nos locais destinados à prática, como a reforma da Fábrica Velha, que vai abrigar o Núcleo de Ginástica, de quadras e ginásios”, completou.

Palestrantes de peso

Quem participou das palestras teve contato com profissionais especializados no mundo do esporte. Médico especialista em cardiologia e pós-graduado em medicina esportiva, o Dr. Cristiano Miranda era um dos mais esperados. “Torço para que a Prefeitura continue realizando eventos como este e que os palestrantes consigam despertar e estimular as pessoas para a prática da atividade física, tão importante para prevenir e tratar doenças”, disse.

Campeão mundial de natação, Teófilo Laborne foi outro destaque. “Parabenizo Itabirito pela iniciativa, pois precisamos de mais eventos como este. Estou aqui com muita alegria e prazer para falar sobre o que esporte me ensinou e como usar essas ferramentas na vida cotidiana. Não é preciso ser recordista mundial para utilizar o que a gente aprende no esporte”, afirmou.

Para todos os públicos

Atleta de mountain bike, Edson Ferreira foi presença constante no evento. “Este tipo de iniciativa é fundamental. O esporte está sempre evoluindo, por isso é importante termos contato com profissionais da área para acompanhar as tendências e saber se estamos fazendo da forma correta. As informações agregam muito”, disse.

Professora do curso de fisioterapia da faculdade Alis de Itabirito, Camila Castro levou os alunos para assistir à palestra. “Muitos estudantes têm interesse em trabalhar com fisioterapia esportiva, então é muito positivo quando podemos proporcionar a eles a aproximação com o tema”, salienta.

O 2º Congresso Mineiro de Esporte foi realizado pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Esporte, e contou com apoio da Adesita e da Faculdade Alis.

Tags

Jornalismo - Sou Notícia

Entre em contato com a equipe de jornalismo do portal Sou Notícia: jornalismo@sounoticia.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *