ComportamentoEntretenimentoEsporteGeralItabirito

Confira as principais notícias do mês de setembro

Mortes, acidentes, 7 de setembro, julgamento de assassino, atrações culturais, atentado contra Jair Bolsonaro e muito mais.

O mês de setembro começou um boato de que os caminhoneiros estavam planejando uma nova paralisação. Uma nota distribuída por uma entidade de caminhoneiros convocando, por rede social e aplicativos de celular, uma nova paralisação para o dia 9 causou apreensão. A convocação, feita pela União dos Caminhoneiros do Brasil (UDC), não foi reconhecida por outras entidades representativas dos caminhoneiros, como a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) – a principal liderança da greve de maio – e sindicatos de diversas regiões do País. No entanto, o temor de um novo período de desabastecimento provocou filas em postos de gasolina em algumas regiões. Foram registradas longas filas de carros em Itabirito e Belo Horizonte (MG).

Sou Notícia.

No dia 2 de setembro houve o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Os bombeiros tiveram dificuldade para controlar o fogo e as equipes conseguiram avaliar as condições da estrutura. O trabalho de perícia e de investigação será conduzido por agentes da Polícia Federal da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado por volta das 3h do dia 3 de setembro, e os militares fizeram o trabalho de rescaldo em pequenos focos de incêndio que ainda persistiam, na tentativa de evitar o reinício das chamas.

Tânia Rêgo/Agência Brasil.

Entre os dias 28 e 31 de agosto foi realizada a 14ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Itabirito, com o tema “Desenvolvimento econômico e agricultura: diversificar com sustentabilidade“. O evento foi realizado na área da antiga Delphi, no bairro Usina Esperança, e contou com 130 stands de empresas de Itabirito, Belo Horizonte e região. Na programação da semana, o público pode conferir palestras, workshops, oficinas, consultorias, exposições, e atrações musicais, com encerramento do Minas ao Luar – SESC Minas. O evento também contou com oficinas gastronômicas, além de uma praça de alimentação. Em entrevista ao Sou Notícia, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Avelar e Álvaro Maia, respectivamente, falaram sobre o tradicional evento da cidade.

No dia 4 de setembro, Ademir Rosa Aguiar, mais conhecido como “Jovem”, faleceu. Ele era um dos proprietários da Lanchonete Irmãos Aguiar, situada na rua Dr. Guilherme, no centro de Itabirito.  Por muitos anos o estabelecimento funcionou na Praça Dom Silvério, próximo à Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem. De acordo com os Bombeiros Municipais, Ademir estava em casa, com sua irmã, acordou cedo, limpou a residência e passou mal. Quando os bombeiros chegaram ao local, fizeram os procedimentos de primeiros socorros e encaminharam Ademir para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito, onde foi constatado o óbito por infarto fulminante.

Reprodução.

Também no dia 4, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o site idebescola.inep.gov.br. É possível encontrar informações referentes ao ano de 2017 sobre as escolas de todo o país, como por exemplo: gestão de cada instituição, desempenho dos estudantes, informações sobre a infraestrutura e funcionários, sendo possível ainda comparar as notas entre as escolas. No site também estão disponíveis as informações sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Escola Estadual Doutor Raul Soares e a Escola Estadual Professor Tibúrcio tiveram os melhores desempenhos nos anos iniciais do ensino fundamental em Itabirito. Ambas as escolas obtiveram nota 7,1, sendo que a meta para a Escola Estadual Doutor Raul Soares era de 6,3 e para a Escola Estadual Professor Tibúrcio era de 6,7. A taxa de aprovação das duas escolas também foi destaque no Ideb: ambas com 100% de aprovação entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental.

Google Maps.

No dia 02 de setembro, aconteceu a 4ª Etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, com a participação de cinco competidores da cidade. Já no dia 26 de agosto, o município foi o grande destaque do Campeonato Brasileiro de Hapkido 2018, levando pouco mais de 100 competidores para representar a cidade e o estado de Minas Gerais. “Foram duas oportunidades de ouro para os alunos praticarem todo o aprendizado em lutas de alto nível. E saímos vencedores! Todos estão de parabéns pela dedicação ao esporte”, comemora Douglas Rosendo, Mestre em Artes Marciais e proprietário da Academia Sport Defense. A 4ª Etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo trouxe cinco medalhas para a cidade. E o município também subiu ao pódio pelo maior número de medalhistas no Campeonato Brasileiro de Hapkido 2018.

Divulgação.

Dentro de um projeto em comemoração aos 95 anos de emancipação política de Itabirito, data celebrada no dia 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, a Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, a partir do programa municipal de incentivo à leitura, desenvolveu murais grafitados pela cidade. No dia 5, um mural foi feito na parede de uma pracinha no IAPI, conjunto habitacional localizado no bairro Santo Antônio. Para o local foi escolhido um grafite do atleta itabiritense Lúcio Otávio Soares, uma homenagem pelo bom exemplo no esporte. A arte foi pensada em função das crianças que frequentam a praça, numa tentativa de dar visibilidade ao esporte. Já no dia 6, outro grafite foi feito numa parede da Unidade Básica de Saúde do São José. Os profissionais de saúde decidiram que no local seria feita uma arte em homenagem a Irmã Resende,que dedicou sua vida aos trabalhos no Hospital São Vicente de Paulo.

Sou Notícia.

O candidato à Presidência da República do PSL, Jair Bolsonaro, foi esfaqueado durante ato de campanha em Juiz de Fora na tarde do dia 6 de setembro. O presidenciável foi levado para o hospital e passa bem, segundo familiares. A agenda do candidato foi cancelada. De acordo com Flavio Bolsonaro, filho do presidenciável, o ferimento foi superficial. “Jair Bolsonaro sofreu um atentado agora em Juiz de Fora, uma estocada com faca na região do abdômen. Graças a Deus, foi apenas superficial e ele pesa bem. Peço que intensifiquem as orações por nós!”, escreveu Flávio Bolsonaro no Twitter.

Fabio Motta/Estadão.

O desfile de 7 de setembro, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, teve como foco os 95 anos de emancipação política de Itabirito. “Rumo ao Centenário” foi o tema escolhido para o desfile cívico de 2018. Escolas, clubes e demais entidades participaram do desfile, passando pela Avenida Queiroz Júnior e indo em direção à Rua e Praça Doutor Guilherme. Previsto para começar às 9h, o desfile foi iniciado por volta das 9h15, com as solenidades de abertura, como hasteamento das bandeiras e revista às tropas da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros Municipais.  A população de Itabirito lotou o centro da cidade para prestigiar o tradicional desfile.

Sou Notícia.

O deputado estadual Alencar da Silveira Júnior (PDT), majoritário em Itabirito, lançou na cidade seu comitê de campanha para reeleição ao cargo no dia 7 de Setembro. O comitê fica na Avenida Queiroz Júnior, próximo ao supermercado Jequeri. O prefeito de Itabirito, Alex Salvador (PSD), marcou presença pra conferir o evento, conversou com o deputado e demais militantes presentes.

Sou Notícia.

O cantor Mr. Catra faleceu no dia 9 de setembro, vítima de falência múltipla de órgãos em decorrência de um câncer no estômago. Ele deixou três esposas e 32 filhos.O funkeiro, cujo nome era Wagner Domingues Costa, morreu aos 49 anos. O corpo do cantor Mr. Catra foi velado em Guarulhos, na Grande São Paulo. Depois, e no Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro. Natural do Rio de Janeiro, Catra estava internado no Hospital do Coração (HCor), na capital paulista. No início de 2017, o cantor foi diagnosticado com um câncer no estômago. Na ocasião, ele disse que tinha parado de beber e reduzido o número de cigarros que fumava para realizar as sessões de quimioterapia.

Reprodução/TV Globo.

Um grave acidente de trânsito ocorrido no dia 10 de setembro deixou duas pessoas mortas em Itabirito, na região Central de Minas. Um carro capotou na BR-040, na altura do KM 568, no sentido para o Rio de Janeiro. Duas mulheres, de 39 e 40 anos, morreram. Já uma criança de cinco anos e uma jovem de 23 anos ficaram feridas. As identidades das vítimas não foram divulgadas. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal, um veículo de passeio capotou na altura do KM 568, sentido Rio de Janeiro, próximo à entrada do Topo do Mundo.

Divulgação.

A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou no dia 11 de setembro, por 3 votos a 2, a denúncia pelo crime de racismo contra o deputado e atual candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL). Com isso, o caso será arquivado. O presidenciável foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) em abril deste ano, em função de algumas falas durante uma palestra realizada no ano passado que foram consideradas racistas.

Reprodução.

Leandro Dias de Oliveira, presidente do Movimento ITA LGBT, está com várias dívidas. Entre os dias 07 e 10 de dezembro de 2017 foi realizado, em Itabirito, o 1º Encontro Nacional de Jovens e Lideranças Sociais sobre Direitos, Saúde e Participação Social da UNALGBT, promovido pelo Movimento ITA LGBT, através de um repasse doado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no valor de R$ 99.556 (noventa e nove mil, quinhentos e cinquenta e seis reais), pagos em três parcelas. Durante o evento, a cidade recebeu militantes LGBT de várias partes do Brasil. Os visitantes ficaram hospedados em um hotel de Itabirito e até hoje não houve pagamento do valor acordado nos contratos firmados. Empresários do ramo hoteleiro, de transporte e de bebidas estão no prejuízo. Na tarde desta do dia 13 de setembro, Leandro foi oficialmente afastado do seu cargo de coordenador de Políticas Públicas da Juventude na Prefeitura Municipal de Itabirito.

Reprodução.

A nona edição do Jornal Sou Notícia chegou às ruas no dia 14 de setembro, com tudo o que aconteceu entre os dias 01 a 14 de setembro; além de conteúdo exclusivo para a versão impressa. Desta vez, a entrevista exclusiva é com o sacerdote da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, padre Miguel Ângelo Fiorillo. Além disso, confira tudo que rolou no desfile cívico de 7 de setembro. Por fim, muita opinião, entretenimento, ocorrência policial e cidadania fecham a edição com a diversidade e a credibilidade que todo bom jornal precisa.

Reprodução.

No dia 14 de setembro foi realizada uma audiência de conciliação entre a Prefeitura Municipal de Itabirito e a advogada Dra. Luciana Alves Patrocínio Brant, representante de alguns taxistas da cidade. O objetivo da audiência era concluir o acordo que já havia sido firmado entre ambas as partes, garantindo o retorno dos taxistas ao trabalho, uma vez que alguns profissionais estavam parados, em função do processo licitatório que regulamentou o serviço em Itabirito.

Sou Notícia.

Felipe Carvalho Pereira da Cunha, o homem que matou Cláudio Raimundo Braga (46), dono do Snooker Bar, foi condenado a 10 anos de prisão, inicialmente em regime fechado. A pena foi anunciada no dia 17 de setembro, no Tribunal do Júri, no Fórum de Itabirito, durante o julgamento, que foi realizado das 9h às 17h. Os sete jurados tomaram a decisão em desfavor do autor do crime. Embora a condenação tenha sido de 12 anos de reclusão, os jurados reconheceram que o réu não possui antecedentes criminais e houve redução da pena para 10 anos.

Um acidente próximo ao restaurante Paraki, na BR-356, em Itabirito, deixou uma vítima fatal no dia 17 de setembro, por volta das 17h30. A vítima é Rafael Marques Pereira Serafim, de 25 anos. De acordo com informações dos Bombeiros Municipais de Itabirito, o jovem estava em uma motocicleta e perdeu o controle na curva. A moto derrapou e ficou debaixo do outro veículo envolvido no acidente, um pálio. Os bombeiros foram acionados e, ao chegarem no local do acidente, perceberam que a vítima estava sem os sinais vitais. Foi realizado um procedimento conhecido como RCP, uma reanimação cardiopulmonar, e Rafael foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento de Itabirito, onde houve a confirmação do óbito.

Reprodução.

Promovido pela Prefeitura de Itabirito, o Festival Aviva agitou a cidade, como parte da programação oficial de comemoração dos 95 anos de Itabirito. Na sexta-feira, 14, e no sábado, 15, diversas atrações da música gospel reuniram centenas de pessoas na Praça da Estação. O evento teve entrada gratuita e mesclou momentos de pregação e de muita música cristã. O destaque deste ano foi o show com a cantora Cassiane, um dos fenômenos da música gospel do Brasil, que animou o público mesmo com chuva.

Divulgação.

No sábado (22), um carro pegou fogo próximo à Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro Boa Viagem, em Itabirito. O caso aconteceu por volta das 16h30 e o veículo, um Volkswagen Variant, ficou completamente incendiado.

O Bombeiro Municipal foi acionado e apagou as chamas. O carro foi levado para o pátio da Polícia Civil e o proprietário do veículo não foi identificado.

Confira fotos do carro incendiado (fotos encaminhadas pelo WhatsApp).

Ainda no sábado, às 18h, teve a Feira Gastronômica do Pastel de Angu. O evento aconteceu na Praça da Estação e contou com barracas vendendo o tradicional pastel de angu, shows de jazz, blues,  apresentações culturais e oficinas do modo de fazer o pastel de angu. Para fechar a programação do dia, o Grupo Galpão se apresentou com o espetáculo “De tempo somos”, às 20h30.

Foto: Túlio Campos.

No dia 23 de setembro aconteceu uma carreata e adesivaço em apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) em Itabirito. A concentração começou às 10h, em frente à Praça do Cruzeiro, no bairro Bela Vista. A carreata passou pelas ruas da cidade,  como Jardim São Cristóvão, Avenida Queiroz Júnior, Praça Dr. Guilherme, ruas João Pinheiro e Francisco José de Carvalho. De acordo com a organização, cerca de 500 veículos participaram da carreata.

Um homem foi encontrado morto na tarde do dia 24 de setembro no bairro Monte Verde, em Itabirito. Uma tia da vítima viu o corpo na residência e acionou a Polícia Militar por volta das 11h40. Identificado como Jhonatan Gustavo Lima Souza, de 22 anos, o jovem teve quatro perfurações pelo corpo, sendo três na cabeça e uma no peito. Quando os militares chegaram ao local, se depararam com o portão aberto, sem sinais de arrombamento, e a vítima estava caída no chão, já com rigidez cadavérica e uma lesão aparentemente proveniente de arma de fogo na região do crânio.

O Festival Internacional de Corais, Bandas e Congados – FIC movimentou o Complexo Turístico da Estação no dia 21 de setembro, abrilhantando a comemoração dos 95 anos de Itabirito. Com mais de uma dezena de apresentações, de diversos estados do Brasil, além do grupo vocal asteca Conpazz Ensamble, do México, a programação agradou a todos os gostos.

Tatiane Pereira.

Um homem foi preso em flagrante por roubo a mão armada o dia 20 de setembro, no bairro Marzagão. O crime aconteceu em Rio Acima e o indivíduo, identificado como Leoni Marden de Souza, estava escondido em uma residência no distrito de Itabirito. A Polícia Militar (PM) recebeu uma denúncia de que Leoni estava escondido no Marzagão após fugir de Rio Acima, uma vez que ele estava sendo procurado pelo crime.  A PM localizou o imóvel usado como esconderijo e cercou a residência para impossibilitar a fuga do suspeito. Os militares visualizaram o homem deitado em um colchão e, ao seu lado, uma arma de fogo.

WhatsApp.

Para encerrar o mês, a décima edição do Jornal Sou Notícia, com tudo o que aconteceu entre os dias 14 a 28 de setembro; além de conteúdo exclusivo para a versão impressa. Desta vez, a entrevista exclusiva é com o proprietário do Museu Jeca Tatu, Leonardo Ruggio. Além disso, confira tudo que rolou no Festival Internacional de Corais, Bandas e Congados. Por fim, muita opinião, entretenimento, ocorrência policial e cidadania fecham a edição com a diversidade e a credibilidade que todo bom jornal precisa.

Reprodução.

Protestos e atos públicos aconteceram em diversas cidades do Brasil, no dia 29 de setembro, contra o candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro. Reproduzindo a hashtag #EleNão, usada nas redes sociais por pessoas contrárias ao pesselista, itabiritenses se mobilizaram para um manifesto, com concentração na Praça Primeiro de Maio, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais.O Sou Notícia foi conferir de perto a manifestação, assim como esteve na carreata pró-Bolsonaro, realizada no último domingo (23). Cerca de 35 a 40 manifestantes participaram da mobilização em Itabirito.

Sou Notícia.

O candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, recebeu alta no dia 29 de setembro do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele estava internado há 22 dias, após receber facada no abdome em ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Desde a manhã deste sábado, alguns simpatizantes, policiais e a imprensa já se reuniam na porta do hospital. Agentes da Tropa de Choque e da Polícia Militar de São Paulo reforçaram a segurança do hospital Albert Einstein.

Foto: Reprodução/TV Globo.

O bispo Edir Macedo, dono da Record e um dos líderes da Igreja Universal do Reino de Deus, disse no Facebook que apoia a candidatura de Jair Bolsonaro(PSL) para a Presidência. Em uma transmissão feita pelo Facebook neste sábado, um dos seguidores perguntou sobre seu posicionamento nas eleições. Macedo respondeu com apenas uma palavra: Bolsonaro.

Facebook/Reprodução/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×