Geral

Ouro Preto: Morro Santana ganha nova Unidade Básica de Saúde

A próxima UBS a ser reformada será a do bairro Padre Faria.

Desde ontem (17), os moradores do Morro Santana contam com uma nova estrutura para os serviços de Saúde Pública. A Prefeitura inaugurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, um prédio recém construído para melhor atender aos usuários.

A UBS conta com uma equipe de 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, agentes administrativos, nutricionista, psicólogos, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de limpeza.

Todo o mobiliário e equipamentos são novos. São oferecidos acompanhamento pré-natal, atendimento individual em domicílio, avaliação antropométrica, coleta de material para exame citopatológico de colo de útero, consultas médicas em atenção básica, educação nutricional, exame do pé diabético, realização de testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatites), entre vários outros serviços.

A UBS ainda não estava sendo utilizada porque apresentava situações que colocariam os usuários e a própria equipe em risco, uma vez que os serviços não haviam sido finalizados pela administração anterior. Assim, quando assumiu o Governo, em janeiro de 2017, o prefeito Júlio Pimenta solicitou às Secretarias de Saúde e de Obras que regularizassem a situação para que a UBS pudesse efetivamente entrar em funcionamento. O processo envolveu diversas questões burocráticas relacionadas aos contratos e, por isso, demandou tempo para serem resolvidas.

O antigo posto do bairro – UBS Andorinhas – será usado como arquivo da Saúde, diminuindo, assim, mais um aluguel que atualmente é pago pelo Município. A próxima UBS a ser reformada será a do bairro Padre Faria. As obras começam na próxima semana.

A nova Unidade Básica de Saúde fica localizada na Rua Quinze de Agosto, nº 1309, Morro Santana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×