GeralItabirito

Prefeito Alex Salvador vai à Câmara de Itabirito responder perguntas dos vereadores

População e servidores lotam a Câmara nesta segunda, 12, para escutar o Prefeito de Itabirito, Alex Salvador.

Nesta segunda-feira, dia 12, o prefeito de Itabirito, Alex Salvador, esteve na Câmara Municipal, respondendo às perguntas dos vereadores. A casa legislativa ficou lotada para ouvir o gestor do município, que teve a oportunidade de divulgar o trabalho de sua equipe e esclarecer assuntos polêmicos para a população. “Podem perguntar qualquer coisa, que estou à disposição“, iniciou o prefeito.

No início de sua fala, Alex Salvador destacou que, “lamentavelmente, as prefeituras de todo país não têm como fazer obra para o futuro”, pois, segundo ele, precisam concentrar os trabalhos em obras urgentes. Contudo, adiantou que haverá a entrega do pólo industrial e outras obras importantes para a cidade.

Bancada de oposição. Foto: Sou Notícia.

O vereador Zé Maria foi o primeiro a perguntar sobre o aumento dos servidores públicos. Então o prefeito lembrou que o “assunto se tornou polêmico nas últimas semanas” e esclareceu a real situação do Executivo. “Vocês merecem sim, por isso estou trabalhando incessantemente para o reajuste”, declarou o prefeito, explicando que ainda não há um valor exato para o aumento ou uma previsão de quando os concursados receberão reajuste salarial. “O que a gente quer é que saia rápido”, ressaltou o prefeito.

Ainda respondendo ao vereador Zé Maria, Alex Salvador lembrou que há um grupo de servidores que estão “dando um nó” na gestão. Ele considerou que tem sim que agradar seus mais de 3 mil servidores, mas “temos que agradar 60 mil pessoas que dependem do funcionário público também”. “A maioria dos funcionários são espetaculares, por isso que a gente dá conta do recado”, iniciou o prefeito, completando que uma minoria está na prefeitura apenas para atrapalhar. “Pressão e anarquia aqui não”, encerrou ele.

Na sequência, Alex elogiou a mídia de Itabirito, lembrou que recentemente cedeu uma entrevista ao Sou Notícia (curioso? Clique aqui e confira a íntegra) e destacou que a cidade finalmente tem veículos de comunicação sérios. “Isso é uma imprensa decente e imparcial”, definiu o prefeito.

Bancada de situação. Foto: Sou Notícia.

O vereador Arnaldo destacou que não teria muito o que perguntar, pois está sempre dialogando com o Prefeito. E encerrou sua fala lembrando que indicou a ideia de uma comissão mista para melhorar o diálogo entre o Executivo e os servidores. Então, ele se colocou à disposição para conversar com o grupo organizado.

O vereador Renê Butekus foi o próximo a tomar a palavra e iniciou sua fala lembrando as recentes polêmicas em relação à seus discursos e as maneira como o conteúdo é divulgado. O edil acusou que há três “picaretas” entre os profissionais e que, para ele, “jornalismo limpo é dar direito de resposta à pessoa também”. Então exemplificou o trabalho dos jornais O Liberal e A Gazeta como referências de imprensa séria na cidade.

População comparece em peso. Foto: Sou Notícia.

Em seguida, perguntou sobre a falta de remédios na cidade. Mas o vice prefeito ponderou que, na verdade, a gama de medicamentos ofertados é muito grande e sempre há algum tipo de insumo para substituir algo que possa estar faltando. “Se falta Dipirona comprimido, há Dipirona gotas disponível”, exemplificou ele, destacando que remédios não padronizados realmente faltam as vezes por culpa dos fabricantes.

Por fim, Renê Butekus questionou a chegada das 36 empresas em Itabirito. Alex Salvador ressaltou que o número certo são 35, explicou todo o processo para instalação das empresas e afirmou que os vereadores da oposição denunciaram a maneira como foi realizado o protocolo de intenções de instalação das empresas – motivos para o atraso da chegada das mesmas. “Por fim, houve um problema de meio ambiente”, destacou o prefeito, que ainda ponderou que, por ter passado tanto tempo, a economia do país foi ficando difícil e algumas empresas já adiantaram que não poderão vir mais.

Aproveitando o gancho sobre a economia, Alex Salvador afirmou que está aguardando a ida de representantes da Vale à Câmara para perguntar sobre o pagamento de impostos atrasados. “Chega de nos dar o cano”, encerrou o Prefeito. Renê continuou sua fala pedindo explicações sobre a ida da Delphi de Itabirito. Então o Prefeito lembrou que várias unidades foram fechadas pelo país. “Tinha 6 unidades e hoje tem apenas 2”, destaca ele. Então o que restou foi tentar negociar e comprar as instalações da fábrica para o município.

A reunião seguiu com o vereador Max Fortes. Após uma explanação sobre seus trabalhos e comentários sobre os assuntos já discutidos na casa, o vereador perguntou sobre o concurso em Itabirito. “Está todo mundo empossadinho”, declarou o prefeito, explicando que quem afirma que ainda não entrou é porque não passou e está confundindo sua situação.

Já ao final da reunião, próximo da meia noite, o vereador Geraldo Mendanha usou a palavra para elogiar o trabalho da Secretaria de Saúde e a disponibilidade do Prefeito de Itabirito.

Confira as perguntas da bancada de oposição clicando aqui!

Câmara fica lotada em visita de prefeito à casa. Foto: Sou Notícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close