Geral

Dia D de Combate a Febre Amarela acontece neste sábado em Cachoeira do Campo

Até o momento, dois óbitos e quatro internações pela doença foram registradas em Ouro Preto.

O Boletim Epidemiológico da Febre Amarela acaba de ser atualizado pelo Estado de Minas Gerais e apontou, no total, dois óbitos e quatro internações pela Febre Amarela em Ouro Preto; e estão sob investigação outros 23 casos suspeitos. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a campanha de vacinação e realiza o Dia D de vacinação nos distritos e na Sede.

A primeira ação acontece neste sábado, 17 de março, em Cachoeira do Campo. Os moradores do distrito e região que ainda não se vacinaram devem procurar o Complexo de Saúde, das 9h às 15h. É importante que levem o cartão de vacinação (mas não é obrigatório este documento para participar).

O próximo Dia D acontece dia 24 de março, com vacinação na sede e no distrito de Santa Rita de Ouro Preto. As datas dos outros distritos serão divulgadas em breve.

Dúvidas sobre a vacina contra a Febre Amarela

A vacina é único meio de se proteger contra a Febre Amarela, e apenas uma única dose é suficiente para combater a doença, não sendo necessária a segunda dose, como se pensava antes.

De acordo com a Fundação, em 2017 foram, sim, encontradas mutações no vírus. Porém, essas mutações não surtiram efeito sobre a vacina, pois “não afetam as proteínas do envelope do vírus, que são centrais para o funcionamento da vacina”, de forma que a vacina continua eficaz e é o melhor meio para se evitar a doença.

Essas e outras dúvidas serão respondidas por um médico que estará de plantão no Dia D à disposição da população.

Fonte: Prefeitura de Ouro Preto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×