Geral

Ouro Preto: confira programação cultural da Semana Santa

Feriado religioso tem uma série de eventos culturais em Outro Preto.

A comunidade de Ouro Preto está envolvida com a Semana Santa desde o dia 25 de março, com a celebração do Domingo do Encontro. A semana segue com diversas celebrações, que culminam na Procissão da Ressurreição, na manhã do Domingo de Páscoa.

Os tapetes de serragem, confeccionados sempre na noite do Sábado de Aleluia, são uma grande atração da cidade. Qualquer pessoa pode participar. Basta estar em Ouro Preto no dia 31 de março e se dirigir às ruas do trajeto da procissão. Quanto mais pessoas envolvidas na confecção, mais os tapetes ficam belos para a Procissão da Ressurreição. A comunidade está usando a hashtag #eufaçotapete para publicar fotos da confecção dos tapetes devocionais.

Enquanto as celebrações religiosas acontecem, a cidade oferece extensa programação cultural com exposições de arte, oficina de confecção de tapetes de serragem, workshop de fotografia, passeio noturno gastronômico no Trem da Vale e ateliê de arte sacra aberto à visitação, com decoração especial para a Semana Santa.

Programação cultural de Ouro Preto

Oficina de Tapetes de Serragem

O produtor cultural Rodrigo Câmara oferece uma oficina de tapetes de serragem no Largo do Rosário, em comemoração aos dois anos da Casa Câmara. Será realizada no dia 31 de março, das 16h às 19h, com o objetivo de auxiliar no processo de confecção de tapetes para quem nunca participou desse momento ou para quem quer ter ideias para colocar a mão na massa durante a noite. A oficina conta com história, escolha do desenho, tintura e montagem de um tapete na rua. São 20 vagas. Inscrições até o dia 28/03 pelo telefone (31) 99137-8434.

Workshop de fotografia “Um  Olhar”

O fotógrafo Eduardo Tropia ministra seu workshop de fotografia Um Olhar nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril. O foco é a Semana Santa e suas belas celebrações. Mais informações: cursoeduardotropia@gmail.com.

Trem da Vale

Com viagens de quarta a domingo, o Trem da Vale faz o percurso ligando Ouro Preto a Mariana em dois horários por dia. No Sábado Santo (31/03), o trem noturno volta a circular entre as duas cidades, com atrações diferenciadas nos vagões, queijos e vinhos e a presença do sommelier  Maicon Rodrigues Oliveira de Sá, que é mestre em Estudos Culturais e Contemporâneos pela Fumec e especialista em Gestão Gastronômica e Hotelaria pelo Senac Minas. Mais informações: (31) 3551-7705.

Exposição “Índia”

Com fotografias de Pedro Mendes. Até 1º de abril, na Galeria de Arte Nello Nuno, da Faop (rua Getúlio Vargas, 185 – Rosário). Visitação de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 18h. Entrada franca.

Exposição “Cantos das Minas Gerais”

Com obras da artista plástica Bernadete Teixeira (Berná). Até 16 de abril, na Galeria Sesi-Fiemg – piso Cláudio Manoel (Praça Tiradentes, 4 – Centro). Visitação de segunda a domingo, das 9h às 19h. Entrada franca.

Exposição “Caminhar sem fim”

Com fotografias de Alexandre Martins. Até 1º de maio, na Galeria Fiemg (Praça Tiradentes, 4 – Centro). Visitação de segunda a domingo, das 9h às 19h. Entrada franca.

Exposição “O sopro e a forma”

Com obras do artista plástico Rodrigo Cid. Até 20 de abril, na Galeria de Arte do GLTA (Rua Paraná, 136 – Centro). Visitação de segunda à sexta, das 09h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h. Entrada franca.

Exposição “Gravuras de Yara Tupinambá”

Com obras da artista plástica Yara Tupinambá. Até 29 de abril, na Grande Galeria da Casa dos Contos (Rua São José, 12 – Centro). Visitação de terça a domingo, de 10h às 18h; segundas e feriados, de 14h às 18h. Entrada franca.

Abertura do Ateliê de Arte Sacra Ana Rocha

Funcionamento de quarta a domingo, das 10h às 18h. No Beco da Escadaria do Carmo (acesso pela Rua Direita). O beco fica decorado exclusivamente para a Semana Santa.

Semana Santa 2018

A Paróquia do Pilar, que organiza a Semana Santa de 2018, pede que os moradores e comerciantes enfeitem as casas e janelas no trajeto das procissões. Como todos os anos, esta ação da comunidade faz a celebração ficar ainda mais bonita. Toalhas coloridas e flores são sempre colocadas nas janelas. As toalhas vermelhas ou roxas são para os dias mais solenes, sendo substituídas por tecidos brancos ou coloridos para o Domingo da Ressurreição. Outro pedido é que as casas, no trajeto, mantenham acesas as luzes da fachada, para que moradores e visitantes tenham iluminação adequada para a confecção dos tapetes.

29 de março – Quinta-feira Santa:  Cerimônia do Lava Pés (20h, no Largo do Rosário, com Sermão do “Mandatum”- do Mandamento Novo e Cerimônia do Lava-Pés)

30 de março – Sexta-feira Santa:  Procissão do Enterro (20h30, no Largo do Rosário, com Cerimônia do Descendimento da Cruz, seguida por Procissão do Enterro, em direção à Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões)

31 de março – Sábado Santo:  Confecção de tapetes de serragem (a partir das 21h, no trajeto da Procissão da Ressurreição)

1º de abril – Domingo de Páscoa:  Procissão da Ressurreição (a partir das 8h, após missa festival na Basílica do Pilar, seguindo o trajeto dos tapetes de serragem)

Fonte: assessoria de imprensa – Converso Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×