Geral

Guarda Municipal realiza ação do Movimento Maio Amarelo

Motoristas recebem instruções sobre segurança no trânsito.

Na manhã deste sábado (12), às 9h, a Guarda Civil Municipal de Itabirito (GCMI) promoveu uma ação na Praça da Estação, dentro da programação do Maio Amarelo 2018.

De forma lúdica, o inspetor Moreira, caracterizado com morte e segurando um cartaz com os dizeres “avance o sinal”, chamou a atenção de quem passou pelo local. A ideia da ação é fazer com que as pessoas entendam que, se não houver respeito às leis de trânsito, elas podem cruzar com a morte. Panfletos foram entregues para motoristas, que receberam instruções dos GCMIs para evitar acidentes.

De acordo com o GCMI Ferreira, a ação faz parte do projeto “Educação para o trânsito”, e tem como objetivo conscientizar os condutores de veículos sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, promovendo um debate sobre as responsabilidades e uma avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários. A atividade acontece dentro do Movimento Internacional Maio Amarelo, que tem como finalidade a redução dos acidentes de trânsito, além de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e de pessoas feridas anualmente no Brasil e no mundo.

O subcomandante Aredes reforça o objetivo da atividade: “Estamos aqui hoje para sensibilizar a sociedade quanto ao bom comportamento no trânsito, no que se refere ao respeito às leis. A Guarda Municipal vem realizando ações dentro do ciclo de atividades para o Movimento Maio Amarelo e esse trabalho faz com que vidas sejam salvas.”

Em Itabirito, somente no ano passado, foram 39 atropelamentos, 90 acidentes de bicicleta, 122 atendimentos em acidentes com motociclistas e 149 com veículos leves. Um número elevado para uma cidade relativamente pequena. O GCMI Ferreira recomenda que os motoristas tenham cuidado quando passarem pela Serra da Santa, pois o local é um dos mais perigosos da cidade.

Os guardas alertam pra a importância de usar o cinto de segurança para evitar acidentes e mortes. Outras recomendações foram repassadas durante a ação, como: não avançar o sinal vermelho. Quando aproximar de um semáforo, reduzir a velocidade do veiculo; utilização de equipamentos de segurança, como por exemplo a cadeira para crianças, o que ajuda a diminuir o risco de morte em caso de acidente. Não usar celular ou desviar a atenção enquanto está dirigindo; e respeito aos pedestres, exercendo cidadania.

Para o GCMI Ferreira, está faltando empatia nos dias de hoje. Ele diz que falta consciência social, por exemplo, quando se estaciona em uma vaga para idosos e deficientes. Ferreira recomenda que as pessoas tragam amor e vida ao trânsito. Isso é possível ao compartilhar informações; se comprometendo a dar exemplo. A sociedade precisa voltar sua atenção para o evento, pois pessoas estão morrendo e, com atitudes simples, acidentes podem ser evitados. Por isso é importante a participação de todos nessa campanha.

Motoristas aprovam a ação 

Fabiano Góis com o inspetor Moreira e o subcomandante Aredes (Sou Notícia).

Os motoristas que passaram pelo local aprovaram a ação. Para Fabiano Góis, do bairro Floresta, a GCMI está de parabéns: “É uma ação muito importante e o trabalho que a guarda vem desempenhando na cidade faz uma diferença muito grande. A GCMI faz com que as pessoas se aproximem e apoiem essa causa, trazendo visibilidade pra esse assunto tão importante. Hoje fui abordado porque estava com a viseira levantada e fui tratado com muita educação. Isso é importante pois une a Guarda Municipal com a população e vice-versa. Traz muita confiabilidade.”

Eli Gurgel, do Bela Vista, também ficou satisfeito com o trabalho da GCMI na manhã deste sábado: “Eu acho que esse serviço está sendo muito bem feito pois chama a atenção do povo para se comportarem melhor no trânsito. Hoje em dia está difícil as pessoas respeitarem as leis de trânsito e com esse alerta da Guarda Municipal todo mundo fica mais esperto. Falta atenção no trânsito e por isso acontece muitos acidentes. Estou muito satisfeito em ver que a guarda está trabalhando à serviço do povo e isso só tende a ajudar cada vez mais.”

Wesley e suas filhas gostaram da ação (Sou Notícia).

Durante a blitz educativa, o subcomandante elogiou o condutor Wesley Batista do Nascimento, morador do bairro Liberdade. Wesley estava devidamente com o cinto de segurança e no banco de trás, uma de suas filhas estava na cadeira para criança, algo que evita morte em muitos acidentes. É importante que todos sejam motoristas conscientes, assim como Wesley, para que seja possível reduzir mortes e ferimentos graves em acidentes de trânsito.

Wesley também parabenizou a GCMI pela ação: “É interessante ter esse tipo de ação com maior frequência para que seja possível evitar situações desnecessárias e riscos para as crianças. Hoje em dia muitas pessoas não cumprem as leis de trânsito e acabam oferecendo perigo para seus filhos. Eu mantenho sempre as crianças com cinto de segurança e no bando de trás. Faço isso pra preservar minhas filhas e evitar ter algo desagradável no trânsito.”

José Alves, do bairro Centro, foi outro motorista que passou pelo local e aprovou a ação da GCMI: “É muito importante esse apoio que a Guarda Municipal está dando pois as pessoas precisam se conscientizar mais e sem informação às vezes fica difícil. As pessoas precisam se precaver e prestar mais atenção no trânsito. É necessário ter uma direção defensiva para evitar acidentes.”

José Alves também ficou satisfeito com a ação da GCMI (Sou Notícia).

Ações continuam ao longo do mês

No próximo dia 17, o GCMI Ferreira estará no Clube da Melhor Idade (Clumi), para promover uma palestra sobre o cuidado necessário no trânsito. Nos dias 21 e 24 a GCMI realizará ações do Maio Amarelo em escolas de Itabirito. A ideia é levar informação para as crianças pois elas repassam todo o conteúdo para os pais e isso ajuda na qualidade do trânsito, uma vez que os pais passam a seguir as leis para darem exemplo aos filhos.

Outras palestras e blitze acontecerão durante o mês de maio para levar a discussão sobre segurança e fazer as pessoas refletirem sobre o que podem fazer para melhorar o trânsito.

GCMI Ferreira, inspetor Moreira, GCMI Samir e subcomandante Aredes (Sou Notícia).

Existe uma unidade exclusiva para educação no trânsito em Itabirito. O setor da guarda conta com três profissionais que passam o ano inteiro focados no programa de conscientização para a segurança e leis de trânsito. A unidade está localizada no segundo andar do Cine Teatro Pax, que fica na rua Joaquim Malheiros, 85, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Participaram da ação o subcomandante Aredes, o inspetor Moreira e os GCMIs Ferreira e Samir.

Sobre o Maio Amarelo 

Em maio de 2011, a ONU (Organização das Ações Unidas) decretou a década de ação para a segurança no trânsito. As ações serão estendidas até maio de 2020, com o objetivo de poupar 5 milhões de vidas. O Maio Amarelo visa proporcionar reflexões voltadas ao bom comportamento no trânsito.

Em 2018, o tema escolhido para a campanha é “Nós Somos o Trânsito”. Diversas atividades para conscientizar os condutores estão previstas para todo o mês, como palestras para motoristas da prefeitura, professores, idosos do Clumi; além de blitz educativa com distribuição de panfletos e laços amarelos; fixação de cartazes em locais de concentração de pessoas e exposição de veículo acidentado.

A iniciativa do Maio Amarelo é do Observatório Nacional de Segurança Viária e a realização da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×