Geral

Proposta contra alagamentos na Ponte da Açucena é apresentada

Conselheiros e convidados se reuniram no Parque Ecológico para definir situação.

O Subcomitê da Bacia Hidrográfica (SCBH) do Rio Itabirito se reuniu no último dia 10 para definir propostas contra os alagamentos na Ponte da Açucena. Conselheiros, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Florestas – IEF, ONGs de proteção ambiental e empresas com atuação no município e na região marcaram presença na reunião, na qual foram debatidos diversos temas.

Um dos principais assuntos foi a definição de uma proposta apresentada pelo SCBH Rio Itabirito à Copasa dentro do Programa Pró-Mananciais. A ideia do projeto é implantar um sistema de barraginhas (pequenas bacias escavadas no solo com o objetivo de captar água das enxurradas, promovendo a recarga do lençol freático) para que seja possível solucionar a situação das chuvas no bairro Santa Rita.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Antônio Generoso, Itabirito não passa por enchentes desde 2013, o que é resultado das intervenções feitas no Rio Itabirito. Ele afirma que o último ponto de alagamento na cidade se dá na Ponte da Açucena e, com a construção de barraginhas nas estradas rurais próximas à nascente, uma solução seria possível para a situação no local.

A situação da Estação Ecológica de Arêdes, em Itabirito, também foi pauta do encontro. A gerente Andreia Almeida ressaltou a importância de uma mobilização em prol da conservação da unidade. Recentemente, aconteceu a desafetação de uma área que inclui as ruínas históricas da antiga Fazenda Arêdes.

 

Os conselheiros e convidados  tiveram acesso a dados relacionados ao tema incêndios durante a reunião. No ano passado, foram gastos cerca de R$ 12 milhões em iniciativas de combate em todo o estado de Minas Gerais. Apenas com incêndios florestais no entorno da Estação Ecológica de Arêdes, os gastos chegaram a cerca de R$ 57 mil.

 

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×