Geral

GM de Itabirito realiza palestra sobre o Movimento Maio Amarelo no Clumi

Segurança no trânsito é pauta em encontro com idosos.

Na última quinta-feira, às 14h50, o gm Ferreira esteve no Clube da Melhor Idade de Itabirito para ministrar uma palestra sobre segurança no trânsito, dentro da programação do Maio Amarelo 2018.

A ideia surgiu da percepção de que as ações normalmente são focadas nas crianças; nas escolas e, em conversa com Anísio Bueno, que também faz parte do projeto “Educação para o trânsito”, perceberam a necessidade de focar nos idosos.

O gm apresentou a proposta do Maio Amarelo, que é de conscientizar as pessoas sobre a segurança no trânsito e o respeito às leis, abordando o alto índice de mortes anualmente por acidentes de trânsito e os dados na cidade, sendo que, somente no ano passado, foram 39 atropelamentos, 90 acidentes de bicicleta, 122 atendimentos em acidentes com motociclistas e 149 com veículos leves.

O idoso, além de dirigir, é também um pedestre e a palestra do gm Ferreira focou nessa questão, para alertar as pessoas da melhor idade sobre a necessidade de prestar atenção no trânsito mesmo quando não se conduz um veículo, uma vez que um dos 39 atropelamentos registrados em 2017 se deu na porta da sede do Clumi.

Instruções como prestar atenção na sinalização de trânsito, atravessar na faixa de pedestre foram passadas para os idosos. Além, é claro, de recomendações para quando estiverem dirigindo ou como passageiros no veículo, que tenham atenção para o uso do cinto de segurança para evitar acidentes e mortes, bem como não avançar o sinal vermelho, reduzir a velocidade do veiculo quando se aproximar do semáforo; utilizar equipamentos de segurança, como por exemplo a cadeira para crianças, o que ajuda a diminuir o risco de morte em caso de acidente. Não usar celular ou desviar a atenção enquanto está dirigindo; e respeito aos pedestres, exercendo cidadania.

O Movimento Internacional Maio Amarelo tem como finalidade a redução dos acidentes de trânsito, além de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e de pessoas feridas por ano no Brasil e no mundo. É importante que as pessoas voltem suas atenções para essa campanha pois os acidentes de trânsito são a segunda causa de morte não natural que mais mata anualmente.

Para ajudar nessa campanha, basta se conscientizar do papel de cidadão que deve ter respeito às leis de trânsito e às vidas quem podem ser perdidas pela imprudência ao volante, no caso dos motoristas, e na desatenção dos pedestres. Isso é possível ao compartilhar informações; se comprometendo a dar exemplo. Com atitudes simples, acidentes podem ser evitados. Por isso é importante a participação de todos nessa campanha.

Na próxima segunda-feira (21), o gm Ferreira estará na Escola Municipal Laura Queiroz, no bairro Esperança, para passar informações sobre o Maio Amarelo aos professores, uma vez que esses são multiplicadores de ideias na escola. Os encontros serão em dois horários: às 9h e às 14h. Na terça-feira (22), haverá palestra para jovens aprendizes da Rede Cidadã. E na Quinta-feira (24), serão cinco horários de palestra na Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, São José. Há também uma ideia de fazer uma caminhada pela cidade no final da campanha. Ainda não tem data e horário, mas quando houver confirmação o Sou Notícia trará as informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×