Geral

Guarda Municipal de Itabirito recebe doações para espaço de treinamento de defesa pessoal

Iniciativa quer auxiliar na capacitação dos guardas para prestação de serviço à população.

Na manhã desta terça-feira (22), a Guarda Civil Municipal de Itabirito (GCMI) recebeu doações para criação de um espaço de capacitação física e defesa pessoal. O vereador Arnaldo Pereira dos Santos (MDB) doou um tatame e o vereador Rodrigo Campos Chagas (PSD), o Rodrigo do Porco, entregou quatro aparadores, quatro raquetes e quatro manoplas de foco.

O inspetor Moreira, da GCMI, revela que o local de treinamento para defesa pessoal já era um sonho antigo da guarda: “Esse espaço de treinamento para defesa pessoal já é um sonho antigo da Guarda Municipal. No passado, nós éramos locados em lugares que não proporcionavam esse espaço. Então, quando viemos para esse ambiente, e depois de fazer algumas estruturações primárias, para organização do trabalho, nós vimos esse espaço que daria pra fazer o que já esperávamos há muito tempo. Então conseguimos dar andamento e, através dos vereadores Arnaldo e Rodrigo, juntamente com o Rildo, nós pedimos o básico para defesa pessoal“.

Para o comandante Oliveira, as doações serão essenciais para melhorar a capacitação da guarda: “Isso faz parte do nosso trabalho interno; da gestão de pessoas, o que inclui o condicionamento físico. O que estamos prevendo agora é uma preparação mais contínua do treinamento e da capacitação física; de artes marciais, para manter o físico com uma qualidade para o atendimento de rua. Por isso essas doações serão muito úteis. Adquirimos esse materiais através dos vereadores, que já são parceiros da Guarda Civil Municipal“.

Moreira acredita que a ajuda vai auxiliar a guarda a se preparar e manter a saúde: “Esses equipamentos são universais para qualquer prática de artes marciais. Futuramente temos pretensão de obter mais aparatos para dar melhor condicionamento aos guardas. A intenção desse espaço de treinamento é a capacitação diária dos guardas. Então o guarda vai ter o espaço em determinado horário livre, para poder vir no dia de folga para treinar e se capacitar. Nós temos alguns guardas aqui que praticam artes marciais, como taekwondo, jiu jitsu, judô, caratê. Temos também mulheres que praticam muay thai. Então a ideia é pegar todos esses guardas que já treinam  por conta própria, e aproveitar o conhecimento de cada um pra nos capacitar cada vez mais“.

O secretário de Segurança e Trânsito de Itabirito, Carlos Henrique Franca Rodrigues, o Luke, que estava presente no momento da doação, afirma que a criação do espaço de defesa pessoal será importante para a GCMI e que o preparo tem que ser contínuo. Ele reforça que, na própria guarda, tem professores de artes marciais, como aikido, jiu jitsu, taekwondo, e que os equipamentos vão ajudar demais para os treinamentos.

Para o vereador Rodrigo do Porco,  o trabalho da guarda já está fazendo diferença na cidade e a contribuição é pra ajudar na estruturação da instituição, oferecendo qualidade para que seja possível dar bem estar pra população, com uma equipe bem preparada.

Já o vereador Arnaldo conclui que os equipamentos são uma forma de reconhecimento pelo serviço prestado pela GCMI: “Nesse caso, eu considero a doação algo muito simbólico. O ato de doar é colocar apoio público naquilo que você acredita no trabalho. Eu acredito na instituição; na seriedade da guarda, que está mudando de cara definitivamente, ficando mais próxima da comunidade“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×