Geral

Greve dos caminhoneiros continua em Itabirito mesmo após anúncio de Temer

O bloqueio é apenas para os caminhões.

Caminhoneiros que bloqueiam a rodovia BR-356, em Itabirito, permanecem no local, mesmo após decisão do presidente Michel Temer de reduzir o diesel por 60 dias e atender outras reivindicações da categoria, medidas anunciadas em pronunciamento realizado neste domingo (27). De acordo com a categoria, nenhum sindicato ou empresário representa os caminhoneiros.

As manifestações continuam, pelo oitavo dia consecutivo, em 23 estados e no Distrito Federal. Nesta segunda-feira (28), os grevistas dão continuidade à mobilização contra a disparada do preço do diesel, em função do aumento do valor nas refinarias, de 0,97%, que faz parte da política de preços da Petrobras em vigor desde julho de 2017.

Além da redução de R$ 0,46 no preço do litro do diesel por 60 dias, outras medidas foram anunciadas por Temer, como a isenção de pagamento de pedágio para eixos suspensos de caminhões vazios. Em várias cidades do país, foram ouvidos “panelaços” durante o pronunciamento do presidente, uma vez que a categoria exige mais benefícios do que os que foram propostos.

De acordo com informações obtidas pelo Sou Notícia, os caminhoneiros que participam da paralisação em Itabirito estão vendendo tomates e outros alimentos à preços mais acessíveis.

Consequências da paralisação dos caminhoneiros em Itabirito

A greve dos caminhoneiros fez com que os postos de Itabirito ficassem sem combustível disponível para venda. No antigo Posto Esso, último local com estoque na cidade, os combustíveis acabaram no fim da tarde da última quinta-feira (24). Outra consequência da paralisação é no fornecimento do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás usado na cozinha. O Sindicato das Empresas Transportadoras e Revendedoras de GLP (Sindvargas), já havia alertado que as 570 revendedoras do gás ficariam sem abastecimento, afetando os consumidores.

As aulas da rede pública de ensino de Itabirito estão suspensas nesta segunda-feira. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Itabirito, alunos das escolas municipais e das creches só retornarão para as aulas nesta terça-feira (29).

Outro serviço afetado com a greve dos caminhoneiros é a coleta de lixo. A prefeitura afirma que, se a paralisação continuar, a coleta será feita até a noite desta segunda-feira. A partir de amanhã o serviço não será realizado. A limpeza urbana também não será feita até o fim da greve, uma vez que, para realizar a coleta, é preciso ter abastecimento de diesel, combustível usado nos caminhões. A recomendação da prefeitura é que a população não deixe entulhos e podas nas ruas.

Devido à ausência de óleo diesel na cidade, o transporte coletivo municipal também está afetado. As linhas de ônibus estão em funcionamento normal até as 9h e das 16h às 19h30. Durante o intervalo de tempo, das 9h às 16h e a partir das 19h30, o funcionamento do serviço está sendo seguindo os horários dos domingos e feriados, numa escala reduzida. A previsão é de que o atendimento volte ao normal assim que situação da falta de combustível for solucionada.

Um comentário

  1. OS CAMINHONEIROS ESTÃO PASSANDO DOS LIMITES HÁ MUITOS DIAS. NÃO SE PODE PARAR TOTALMENTE A MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS DO PAÍS. A LEI DIZ QUE PARTE DA CIRCULAÇÃO DEVE SER CONTINUADA. NUM PAÍS SÉRIO ISTO NÃO ACONTECERIA, OS RESPONSÁVEIS JÁ ESTARIAM PRESOS. VOCÊ QUE NÃO É CAMINHONEIRO E APOIA A GREVE É QUEM VAI PAGAR POR ISTO. SE PREPARE PARA UMA INFLAÇÃO DEZ VEZES MAIOR NOS PRÓXIMOS MESES! O GOVERNO NÃO FABRICA GRANA, ELE TIRA DO SEU BOLSO, SABIA? A POLÍTICA DE RECUPERAÇÃO DO PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS DEPOIS QUE O PT QUEBROU A PETROBRÁS CONTROLANDO PREÇOS PARA SEGURAR INFLAÇÃO FOI MUITO RÁPIDA, E ESTE FOI O ERRO DO TEMER. FORAM COM MUITA SEDE AO POTE. ESSA É A CAUSA RAIZ DO PROBLEMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×