Geral

Itabirito: coleta de lixo é alterada em função da greve dos caminhoneiros

Desabastecimento de combustíveis afetou o serviço.

A coleta de lixo realizada pela Prefeitura de Itabirito foi alterada em função da greve dos caminhoneiros, na rodovia BR-356, que completa oito dias nesta segunda-feira (28).

Nesta terça-feira (29); na sexta-feira (01) e no sábado (02) haverá normalmente a coleta do lixo. Já na quarta-feira (30) e na quinta-feira (31) o serviço não será realizado em reflexo das manifestações dos caminhoneiros sobre o tráfego de veículos.

Consequências da paralisação dos caminhoneiros em Itabirito

As aulas da rede pública de ensino de Itabirito estão suspensas durante toda a semana. É o que informou a Secretaria Municipal de Educação, nesta segunda-feira (28), devido à greve dos caminhoneiros, iniciada na última segunda-feira (21). Alunos das escolas municipais e das creches só retornarão para as aulas na próxima segunda-feira (04). Vale lembrar que não haveria dia letivo na quinta e sexta desta semana, em função do feriado de corpus christi, celebrado no dia 31. A secretaria ainda pede que todos acompanhem o andamento da situação da greve através do site da prefeitura.

A greve dos caminhoneiros fez com que os postos de Itabirito ficassem sem combustível disponível para venda. No antigo Posto Esso, último local com estoque na cidade, os combustíveis acabaram no fim da tarde da última quinta-feira (24). Outra consequência da paralisação é no fornecimento do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás usado na cozinha. O Sindicato das Empresas Transportadoras e Revendedoras de GLP (Sindvargas), já havia alertado que as 570 revendedoras do gás ficariam sem abastecimento, afetando os consumidores.

Outro serviço afetado com a greve dos caminhoneiros é a coleta de lixo. A prefeitura afirma que, se a paralisação continuar, a coleta será feita até a noite desta segunda-feira. A partir de amanhã o serviço não será realizado. A limpeza urbana também não será feita até o fim da greve, uma vez que, para realizar a coleta, é preciso ter abastecimento de diesel, combustível usado nos caminhões. A recomendação da prefeitura é que a população não deixe entulhos e podas nas ruas.

Devido à ausência de óleo diesel na cidade, o transporte coletivo municipal também está afetado. As linhas de ônibus estão em funcionamento normal até as 9h e das 16h às 19h30. Durante o intervalo de tempo, das 9h às 16h e a partir das 19h30, o funcionamento do serviço está sendo seguindo os horários dos domingos e feriados, numa escala reduzida. A previsão é de que o atendimento volte ao normal assim que situação da falta de combustível for solucionada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×