Opinião

Saiba quais alimentos podem desencadear crises de enxaqueca

Um dos fatores que podem desencadear crises de enxaqueca é a alimentação.

A enxaqueca se caracteriza por episódios recorrentes de dor de cabeça, uni ou bilaterais, normalmente acompanhadas de náusea/vômito e sensação de desconforto com a exposição à luz e sons altos.

Algumas pessoas podem ter vários episódios por mês, causando impacto econômico, social e mental, uma vez que as crises podem incapacitá-las para as atividades habituais.

Um dos fatores que podem desencadear crises de enxaqueca é a alimentação. Estima-se que 26,9% dos ataques aconteça por causa da sensibilidade à alimentos, 57,3% pelo hábito de pular refeições e 37,8% pela ingestão de bebidas alcoólicas.

Se você sofre desse mal, vale a pena observar o seu consumo daqueles alimentos e bebidas que são mais frequentemente associados às crises, como salsicha, presunto, salame, mortadela, chocolate, comida
chinesa, molhos prontos, café, refrigerantes à base de cola, vinho tinto, entre outros. Não é necessário suspender o consumo de todos eles, mas sim buscar uma reeducação alimentar. A adoção de uma
alimentação mais natural e saudável pode reduzir a ocorrência dos episódios e melhorar consideravelmente a sua qualidade de vida.

Fontes:

Stefane, T.; Napoleão, A.A.; Sousa, F.A.F.; Hortense, P. INFLUÊNCIA
DE TRATAMENTOS PARA ENXAQUECA NA QUALIDADE DE VIDA: REVISÃO
INTEGRATIVA DE LITERATURA. Rev Bras Enferm, Brasilia – 2012 mar-abr;
65(2): 353-60.

OLIVEIRA, M.M.; BRÁS-SILVA, C. ENXAQUECA: FISIOPATOLOGIA E FACTORES
ALIMENTARES DESENCADEANTES. Cientificidades Nutrícias – Artigos de
Revisão, Porto – Portugal, p. 50-53, 2010.

NORONHA, S.M.; BERTOLINI, G.L. FISIOPATOLOGIA DA ENXAQUECA. _Revista
UNINGÁ, Maringá – PR, n.16, p.95-115, abr./jun. 2008.

Talita Prato da Silva é nutricionista, mestre em saúde e nutrição, secretária escolar, esposa do Luís Fernando, mãe do Totó, quebra-galho como designer e administradora de página de rede social. Acredita que uma pequena dose diária de alimentação saudável e uma pitada de leitura podem mudar vidas e, por isso, escreve sobre alimentação para nutrir o corpo e a alma também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×