Geral

Cobertura da reunião da Câmara de Itabirito desta segunda-feira (11)

Principais pautas são as diárias em viagens internacionais para servidores do Saae e regulamentação do transporte individual por táxi.

O Sou Notícia esteve presente na reunião extraordinária da Câmara de Vereadores de Itabirito, nesta segunda-feira (11), para acompanhar a discussão dos projetos de lei na sessão. Dentre as principais pautas, foi discutido sobre viagem a serviço e concessão de diárias aos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), bem como o projeto de lei que regulamenta o transporte individual por táxi na cidade.

O projeto que entrou em discussão na Câmara quer que os servidores do Saae tenham direito a diárias em viagens internacionais. De acordo com a proposta, esses servidores que viajarem para o exterior, por motivo de “serviço, participação em cursos ou eventos de capacitação profissional”.

O projeto de lei que cria o benefício foi apresentado à Câmara Municipal de Itabirito em abril desde ano. À pedido do vereador Renê Butekus, o diretor do Saae, Wagner Melillo, foi à reunião para dar seu posicionamento sobre o caso. “Nós, definitivamente, não estamos aqui para brincar. Nós estamos aqui para fazer um trabalho sério.Obviamente, nós não somos perfeitos”, iniciou Wagner.

“Respeitem a gente, por favor. Está tudo aberto lá (no Saae). É só ir lá e conferir. Eu sempre recebi tão bem vocês lá. Por que essa bobagem? Por que jogar fake news? Por que pegar um textinho e falar que estamos recebendo em dólar? Que palhaçada”, lamentou o diretor. “A gente faz tudo com muita paixão e não estamos aqui de palhaçada na cidade. Eu respeito tanto vocês”, completou, olhando para a bancada de oposição.

Wagner foi sabatinado pelos vereadores da Câmara de Itabirito. O vereador Zé Maria parabenizou o diretor do Saae em sua fala. “Com certeza, eu estarei votando à favor dessas diárias. Não tem nada anormal, nem imoral. Todos do órgão público têm diárias. E você que cuida de um bem tão precioso, que é a água aqui em Itabirito, merece sim essas diárias. Eu tenho orgulho de falar que sou de Itabirito e que temos um presidente como você, competente, com sua equipe”, elogiou o vereador.

A vereadora Rose da Saúde reforçou sua opinião sobre as diárias. “Eu acho que nós não temos que ficar nervosos por causa disso. Nós, que trabalhamos no serviço público, somos questionados mesmo. Uma coisa que eu não concordo e que eu não vou ser hipócrita de mudar agora de opinião, é sobre essas viagens internacionais. Não tenho dificuldade nenhuma de votar nesse projeto. Se for mudado o corpo do projeto, eu darei voto favorável”, destacou Rose.

Pautas da reunião (Sou Noticia).
Pautas da reunião (Sou Noticia).

 

 

 

 

 

Outra questão discutida foi o projeto de lei que regulamenta o transporte individual por táxi. Na reunião desta segunda-feira será montada uma comissão de vereadores e pessoas do Executivo para discutir sobre o projeto no Ministério Público.

Pra quem não se lembra, em 2016 foi feita uma licitação para melhorar o serviço de táxi em Itabirito. Dentre os benefícios previstos, estão o uso do taxímetro, por exemplo, além da opção de pagar a corrida com cartão e a padronização dos táxis, com mesma cor e outros elementos. Os taxistas tiveram alguns dias para organizar a burocracia que envolve as placas dos veículos.

Taxistas que não conseguiram uma das 79 permissões do serviço de transporte por táxi em Itabirito poderão ficar sem o direito de desempenhar a função. Foram dadas 77 permissões na categoria convencional e duas permissões na categoria acessível, ou seja, vagas reservadas para candidatos portadores de necessidades especiais.

Vários taxistas marcaram presença na reunião da Câmara, uma vez que a notificação nº 20/2018 deixou claro que o exercício da atividade de taxista está interrompido desde já, sendo que o exercício irregular da função está sujeito a adoção de medidas administrativas e judiciais.

Botão Voltar ao topo
×