Entretenimento

Mariana volta a ser Capital de Minas Gerais

O ato simboliza a importância de Mariana como a primeira sede do governo.

Para comemorar seus 322 anos, solenidades religiosas e um festival de atrações artísticas e culturais acontecem em Mariana durante o fim de semana que antecede o aniversário da cidade, que é dia 16 de julho.

Mariana se desperta ao som dos sinos às 9h para celebrar, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, a missa solene em honra a padroeira. Com devoção e fé, moradores se unem às autoridades em orações na cerimônia que remonta uma tradição secular. Em seguida, acontece a sinfonia dos sinos, que soam por 10 minutos em homenagem a cidade Primaz das Gerais, fundada em 1696 pelos bandeirantes paulistas em busca de ouro.

Após a celebração religiosa, o público é convidado a participar da cerimônia cívica oficial do “Dia do Estado Minas Gerais”, às 10h, na Praça Minas Gerais. O ato simboliza a importância de Mariana como a primeira sede do governo. Tradicionalmente são homenageadas, com a comenda, personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Mariana, Minas Gerais e, também, do Brasil. O evento, como no ano passado, será aberto ao público, em especial ao marianense, seguindo apenas os requisitos de segurança.

DIA DE MINAS

Instituída em 19 de outubro de 1979, a partir da sanção da Lei 7.561, pelo governador Francelino Pereira, a celebração do “16 de julho” como o “Dia do Estado de Minas Gerais” é iniciativa do ex-prefeito e acadêmico Roque Camêllo (in memoriam).A ideia foi lançada em 1977, na sessão alusiva ao 281º aniversário de Mariana.

Com o apoio do então presidente da casa, o historiador Waldemar de Moura Santos, dos acadêmicos, autoridades municipais e comunidade, Roque Camêllo encaminhou a proposta ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa. Com base em razões históricas identificadas e pelas diversas primazias de Mariana, especialmente por ter sido o primeiro núcleo urbano organizado, instituiu-se ao dia “16 de julho” como o “Dia do Estado de Minas Gerais”.

A comemoração foi instituída em 1979 pela Lei Estadual 7.561. Neste dia, Mariana volta a ser a principal cidade do Estado, e conforme determina o artigo 256 da Constituição Mineira, com a transferência da capital para o município.

ATRAÇÕES CULTURAIS – Para marcar os 322 anos de Mariana a Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio preparou diversas atrações no fim de semana que antecede o aniversário da cidade. Confira e prestigie:

Dia 13 de julho (sexta-feira):
20h30 – Show com a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Local: Praça da Sé

Dia 14 de julho (sábado):
14h30 – Encontro de Bandas Marianenses – homenagem ao músico e professor de música Sr. Firmino Assunção
Local: Praça da Sé

Dia 15 de julho (domingo):
20h30 – Show com a banda Big Band de João Monlevade – FUNCEC
Local: Praça da Sé

Dia 16 de julho (segunda-feira) – Dia de Minas:
9h – Feira de Artesanatos e Sabores
Local: Praça da Sé

9h – Missa solene a Padroeira Nossa Senhora do Carmo
Local: Santuário do Carmo

10h – Cerimônia cívica oficial do “Dia do Estado de Minas Gerais”
Local: Praça Minas Gerais

18h – Procissão da Padroeira Nossa Senhora do Carmo
Local: Santuário do Carmo

21h – Baile da Cidade – Show com a Orquestra Tabajara
Local: Praça da Sé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×