Geral

SENAR-MG realiza curso para promoção do turismo rural em Ouro Preto

O programa é dividido em seis módulos, com duração total de seis meses.

A partir da próxima semana, 15 pessoas de Ouro Preto e Itabirito começam a se capacitar para promover o ecoturismo na região. O curso será oferecido pelo SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) e tem como objetivo capacitar profissionais e realizar a promoção social do produtor e/ou trabalhador rural.

A instrutora e turismóloga do programa, Fernanda Silva, ressalta que a potencialidade é muito grande na região. “Durante o trabalho de levantamento, nota-se que há estrutura na área rural, mas há uma carência no desenvolvimento de ações. Os turistas poderiam estar mais na zona rural e praticar atividades de turismo pedagógico, ecoturismo, agroturismo e turismo de aventura”, destaca.

As 15 pessoas que irão participar foram escolhidas entre os dias 25 a 29 de junho por meio de uma mobilização da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto. Foi feito um levantamento das potencialidades e oportunidades turísticas na região e, assim foram escolhidos representantes do distrito de São Bartolomeu (2), Santo Antônio do Leite (1), Lavras Novas (1), Santo Antônio do Salto (3), sede (5) e (3) representantes da cidade de Itabirito.

O programa do SENAR é dividido em seis módulos, com duração total de seis meses, com início dia 23 de julho e término 14 de dezembro. A primeira etapa já foi concluída e revelou que o campo também apresenta grande potencial para atrair turistas para a região.

O curso terá carga horária de 264 horas, com visitas técnicas em áreas rurais da região, e será realizado no Parque Estadual do Itacolomi. A capacitação tem como parceiros o SENAR, o Parque Estadual do Itacolomi, a Secretaria de Turismo de Ouro Preto e a Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×