Geral

Itabirito: estudantes protestam contra a paralisação do transporte escolar

Mobilização pela retomada do serviço de transporte escolar gratuito reuniu pais e alunos nesta segunda (06).

Estudantes e pais de alunos que fazem uso do transporte escolar municipal e intermunicipal realizaram um protesto em frente à Prefeitura Municipal de Itabirito nesta segunda-feira (06). O ato se iniciou às 17h e as pessoas presentes, que seguravam faixas e cartazes, reivindicaram o retorno imediato da prestação do serviço de transporte escolar na cidade.

Pacífico, o manifesto foi promovido em função da recente paralisação no transporte gratuito para estudantes das redes municipal e estadual de ensino, que, de acordo com a arte divulgada pela prefeitura, só retornará após a formalização da contratação de um novo serviço, bem como a interrupção do transporte escolar intermunicipal, para estudantes que fazem faculdade em outras cidades, que tinha previsão de retorno para setembro. Entretanto, o prefeito de Itabirito, Alex Salvador (PSD), divulgou um vídeo nesta segunda afirmando que o transporte escolar intermunicipal retorna já nesta terça-feira (07). Já o transporte escolar municipal segue paralisado. Os estudantes decidiram continuar com o protesto que já estava marcado, uma vez que não foram solucionadas todas as demandas.

Cursando o 2º período de arquitetura no Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte, a estudante Ana, em entrevista ao Sou Notícia, afirmou que, de acordo com informações de colegas, o valor do transporte particular para BH é de R$30 reais por dia, algo inviável para a grande maioria dos universitários itabiritenses. “Minhas aulas, por exemplo, começam amanhã e eu não poderei ir devido a ausência do transporte. O ônibus intermunicipal não atende os alunos do noturno devido o horário de término das aulas”, lamentou a jovem.

Já Felipe Gurgel Simões, um dos organizadores do ato, que está no 6º e último período de jogos digitais na Universidade FUMEC, também em Belo Horizonte, disse que o transporte particular sairá por cerca de R$ 600,00 reais, um valor que está fora da realidade financeira de muitos dos estudantes, que inclusive não esperavam pela interrupção do transporte escolar intermunicipal gratuito.

Divulgação.

Sobre o ato

O protesto foi organizado nas redes sociais e liderado por pais e alunos que estão insatisfeitos com a paralisação do serviço de transporte escolar gratuito. O objetivo é trazer clamor social e chamar atenção para a demanda, como forma de pressionar a prefeitura para o retorno imediato do transporte.

Além do ato, um abaixo-assinado foi promovido e recolheu mais de 600 assinaturas, de acordo com os organizadores. O documento foi protocolado nesta segunda-feira na Prefeitura de Itabirito.

Segundo a comissão organizadora do ato, cerca de 900 alunos usam o transporte escolar intermunicipal gratuito em Itabirito. Eles ainda afirmam que aproximadamente cinco mil alunos fazem uso do transporte escolar municipal, incluindo as crianças e os adolescentes que moram nas zonas rurais.

“O protesto é para pedir solução rápida do problema, que inclusive o próprio prefeito já fez um vídeo confessando o erro da prefeitura. Foi promessa de campanha do prefeito manter o transporte e para fazer o recadastro na prefeitura, que ocorreu entre os dias 23 e 26 de julho, eu já teria que ter feito minha rematrícula na faculdade e levar o comprovante nessa data. Por causa disso, eu já fiz minha rematrícula, minhas aulas já começaram e os professores já estão fazendo chamada e passando matéria“, reclamou Felipe.

“Com o protesto, tanto nós, usuários do transporte quanto os pais e responsáveis, buscamos uma solução emergencial para o problema. Faz-se necessária a adoção de uma medida emergencial para suprir essa falha.
Nós buscamos uma solução imediata para a volta do transporte. Muitos de nós só fazemos a graduação porque contamos com o transporte intermunicipal gratuito, compromisso reafirmado pelo prefeito e seu vice durante a campanha eleitoral de 2016. Os estudantes foram tratados com descaso frente a essa medida”, ressaltou Ana.

Em áudio que circula pela internet, o vereador Ricardo Oliveira (PPS), líder de oposição, falou sobre a situação do transporte escolar intermunicipal em Itabirito. “A Cooperito continua. O contrato foi prorrogado durante 30 dias. No dia 21 vai ter a licitação do intermunicipal. Então, a princípio, a questão das vans está resolvida. Porém, a questão dos ônibus que fazem Mariana, Ouro Preto e outros que dependem de ônibus, parece que não tem resolução”, revelou o vereador.

Mãe de um jovem que estuda no Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi), Fernanda está indignada com a falta de transporte escolar: “o protesto é importantíssimo pois nossos filhos não merecem pagar pelos erros desse povo”, declarou.

Divulgação.

Prefeito se pronunciou

Após a repercussão da notícia sobre a paralisação do transporte escolar municipal e intermunicipal, o prefeito de Itabirito, Alex Salvador, publicou um vídeo no Facebook informando que o problema com o transporte escolar intermunicipal foi resolvido. De acordo com Alex, as vans voltam a rodar a partir desta terça-feira. Veja o que disse o chefe do poder executivo municipal:

 

No último sábado (04), Alex se posicionou sobre o assunto pela primeira vez, reconhecendo o erro da prefeitura e informando que as providências estão sendo tomadas. Confira:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×