EntretenimentoGeral

Festa de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo acontece neste fim de semana

Celebração é patrimônio cultural imaterial de Ouro Preto.

Acontece neste final de semana, dias 24, 25 e 26 de agosto, os festejos solenes em honra a São Bartolomeu e ao Divino Espírito Santo. O distrito de São Bartolomeu celebra o seu padroeiro e o Divino com programação religiosa e repleta de atrações culturais que movimentam a localidade e reavivam suas tradições.

A celebração em honra ao Divino Espírito Santo e São Bartolomeu é patrimônio cultural imaterial de Ouro Preto, registrada no Livro de Saberes e Celebrações em 2014. Desde então, a celebração e suas manifestações culturais correlatas têm recebido acompanhamento, apoio e execução de plano de salvaguarda por parte da Secretaria da Cultura e Patrimônio.

Exemplo dessas ações é o Projeto Música e Folia, desenvolvido desde 2016 e que visa realizar oficinas de musicalização para a comunidade local. As oficinas são realizadas com turmas da Escola Municipal Washington Araújo Dias e há uma turma aberta para demais interessados. Além de práticas de inicialização musical, o projeto envolve a difusão de saberes sobre a Folia do Divino de São Bartolomeu, seus cânticos, gestos, toques e instrumentos.

Durante a Festa de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo de 2018, o Projeto Música e Folia realizará um mostra de fotografias e palestra na tarde de sábado (25/08), conforme informações abaixo:

Palestras – Igreja de São Bartolomeu

15h – A restauração da Igreja de São Bartolomeu na década de 80 – descobertas e acervos

Ministrante: Professora e restauradora Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelho

16h – Projeto Música e Folia em São Bartolomeu – salvaguarda e educação patrimonial

Ministrante: Wilerson Oliveira Noronha – Agente Cultural da Secretaria de Cultura e Patrimônio

16h30 – Abertura da exposição de fotografias na Casa da Festa.

Confira a programação completa nos cartazes anexos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
×