Entretenimento

Inverno Literário proporciona lazer cultural para itabiritenses

Evento, que contou com grande público, foi realizado na Biblioteca Municipal

Uma noite com muita cultura, em seus mais diversos aspectos, para esquentar o frio. Esta foi a proposta do Inverno Literário, que em sua quinta edição, realizada no último sábado, 25, reuniu grande público na parte externa da Biblioteca Pública Municipal Prof. Diáulas de Azevedo e teve como tema “Roteiro de Afetos”.

Durante a noite, o público presente pôde assistir apresentações musicais, recitais de poesias, exibição de curta metragem, lançamento de livros e exposição dos quadros produzidos nas oficinas de grafites. “Procuramos sempre diversificar a linguagem, dialogando com a literatura, para atrair os diversos públicos. Mesclamos música, literatura, gastronomia e artes plásticas”, explicou a diretora da Biblioteca, Mariza Barros Tassar de Almeida.

Um dos destaques da noite foi o lançamento de três livros produzidos por escritoras itabiritenses: “A Canastra Revirada”, de Maria José Melillo, “Os Sentimentos das Sombras”, de Bárbara Kristina, e “A menininha Dor”, de Tatiana Minardi e Júlia Oliveira. No evento, elas tiveram a oportunidade de contar mais sobre a história do livro, além do processo de criação.

O evento teve aprovação do público. “Foi um evento excelente. Nasci e cresci em Itabirito e conhecer novas histórias da cidade é muito legal. Itabirito tem muito a mostrar, por isso eventos como esse são necessários”, disse a itabiritense Auzira Lima. “Eu faço o curso de Letras e fiquei bem interessada no evento. Foi muito bem organizado e produtivo. Gostei muito”, afirmou a moradora de Mariana Mayara Oliveira, de Mariana.

Novo site

A noite marcou também o lançamento do site da Biblioteca. Com quase 21 mil livros no acervo, o site vai integrar a rede nacional e internacional de bibliotecas. Por meio da página, é possível ver os livros disponíveis, renovar o empréstimo de títulos, conhecer a história da biblioteca e seu funcionamento e ainda ver a agenda de eventos. O site já pode ser acessado pelo endereço bpi.phlnet.com.br

Oficina de grafite

Uma das atrações do Inverno Literário foi a exposição dos quadros produzidos pelos alunos da oficina de grafite, realizada na semana anterior, de 20 a 25 de agosto, ocupando os espaços da Biblioteca Pública e seus jardins. No total, 35 pessoas, entre jovens e adultos, participaram do projeto. “A ideia era passar as técnicas do grafite, de como são feitos os trabalhos na rua e entrelaçar com a questão do patrimônio histórico de Itabirito, tanto material como imaterial. O resultado foi surpreendente. Os alunos contaram a história da cidade por meio das artes visuais”, afirmou o professor da oficina, Hely Costa.

Divulgação.

Para quem participou, o resultado foi positivo. “Eu achei a proposta uma atividade cultural muito bacana para a cidade, para ocupar os jovens, valorizando essa parte da cultura, que é a arte. É um espaço para quem desenha, para quem mexe com arte poder se encontrar, trocar ideias, ter contato com outros trabalhos”, disse o participante Pedro Fama, de 24 anos. “É uma proposta boa, visando o fortalecimento da arte de rua. Graças a esse espaço estamos aprendendo como usar a lata de spray, fazer um trabalho de qualidade e conhecer as técnicas que a gente tem que fazer”, completou Dinho Martins. O Inverno Literário faz parte do Programa de Incentivo à Leitura da Biblioteca.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×