Geral

Hepatites virais poderão ser identificadas por testes rápidos

Ministério da Saúde atualizou o manual para investigação de casos da doença. Diagnóstico preciso e precoce impacta a qualidade de vida do paciente.

Pacientes com suspeita de hepatites virais agora contam com mais um instrumento para o diagnóstico precoce: os testes rápidos. Eles podem ser utilizados no estágio inicial de investigação das hepatites B e C. A mudança veio a partir da atualização, pelo Ministério da Saúde, do manual técnico para identificar a doença.

O novo uso dos testes faz parte da estratégia que o manual estabelece para ampliar o diagnóstico. “As mudanças também consideram protocolos internacionais, que preconizam a identificação rápida das hepatites virais e o encaminhamento oportuno das pessoas infectadas para o tratamento”, esclarece o Ministério da Saúde.

Benefícios da mudança

De acordo com o órgão, o diagnóstico preciso e precoce tem impacto direto na qualidade de vida dos pacientes. Por um lado, porque permite um tratamento adequado e, por outro, porque é um “poderoso instrumento” para prevenir complicações, como cirrose avançada e câncer hepático. As informações são do Governo do Brasil e do Blog da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
×